O conflito no Oriente Médio, a crise financeira dos municípios brasileiros e as discussões sobre a atuação da ViaBahia nas estradas pedagiadas movimentaram os debates, desta última terça-feira (17), no pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na tribuna, 16 parlamentares fizeram pronunciamentos, sendo os trabalhos conduzidos pelo presidente em exercício do Legislativo baiano, deputado José Raimundo Fontes (PT).
Marcinho Oliveira (União Brasil) relatou ter recebido, em seu gabinete, a visita de vereadores e do secretário municipal da Agricultura de Santa Luz, que clamam por soluções dos governos federal e estadual para a crise na região do sisal. Ele informou que participa, nesta quarta-feira (18), em Brasília, de uma audiência pública para debater a questão.
Robinho (PP) comunicou que os prefeitos do Extremo Sul do estado estiveram reunidos para debater a perda de receita dos municípios. O parlamentar voltou a criticar algumas ações de ministros do Governo Federal, e novamente questionou os gastos com as viagens internacionais da Presidência da República.
Bobô (PC do B) chamou a atenção do Dnocs para a Barragem de Jacurici, na região de Itiúba, que necessita de manutenção e prevenção para amenizar a grave crise hídrica dos últimos anos. O comunista pediu a atenção do órgão federal para realizar, urgentemente, a limpeza da sujeira na barragem, que atende a nove localidades, entre Itiúba e Cansanção.
Hilton Coelho (PSol) criticou a especulação imobiliária na Península de Maraú e também o terrorismo do Hamas, e defendeu a resiliência do povo palestino no conflito contra Israel. O pasolista lembrou ainda que, na sexta-feira (20), a ALBA entrega o título de Cidadão Baiano ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.
Eduardo Alencar (PSD) pediu a interferência dos governantes para sanar a crise financeira dos municípios, principalmente os do Semiárido e da Chapada Diamantina. O ex-prefeito de Simões Filho também parabenizou a liderança do dentista Mateus Menezes, que assumiu a presidência do diretório municipal do partido em Ipiaú.
Tiago Correia (PSDB) informou que o presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, foi convocado pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo para audiência pública, no dia 28/11. O dirigente vai falar sobre os contratos de concessão de estradas baianas que, segundo o tucano, a empresa vem descumprindo há muitos anos.
Robinson Almeida (PT) saudou os agentes comunitários de saúde, em Salvador, e a direção do Sindac, entidade que representa a categoria há 25 anos. O petista anunciou que, nesta quarta-feira (18), o Governo do Estado inaugura a Escola José Dias Sales, no Jardim Cajazeiras, o oitavo colégio de tempo integral apenas na capital.
José de Arimateia (Republicanos) convidou os colegas para audiência pública sobre “Optometria na Saúde Pública”, que acontecerá, nesta quarta-feira (18), e apresentou a biografia do médico pernambucano Juliano Nogueira, radicado há muito tempo em Paulo Afonso, saudando o ingresso do geriatra no time dos republicanos daquela cidade.
Leandro de Jesus (PL) considera importante debater no plenário temas como educação, economia e segurança. O liberal leu algumas manchetes de matérias veiculadas em jornais locais e nacionais sobre casos de violência e mortes em Salvador, e corte de verbas nas áreas de educação e saúde por parte do Governo Federal.
Dr. Diego Castro (PL) prestou solidariedade ao povo de Israel e disse que o Hamas não tem compromisso com a paz no Oriente Médio. Para o deputado, o grupo pretende exterminar o povo cristão, além de criticar o Itamaraty por estar, segundo afirma, fazendo malabarismo nas notas e mensagens a respeito do conflito na Faixa de Gaza.
Olívia Santana (PC do B) destacou a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, celebrando os R$ 45 bilhões de investimentos anunciados pelo governo federal para a área. Ela saudou também a intervenção do presidente Lula no conflito do Oriente Médio, dizendo que “o chefe da nação aposta na paz, na preservação da vida”.
Penalva (PDT) manifestou preocupação com as dificuldades financeiras dos municípios, que já estão com o pagamento dos salários atrasados e não sabem como vão fazer para quitar o 13º salário dos funcionários públicos. Ele apelou ao governador Jerônimo Rodrigues para efetuar o pagamento dos convênios firmados em 2022 com as prefeituras.
Rosemberg Pinto (PT) falou sobre a apresentação do secretário estadual de Planejamento, Cláudio Peixoto, que esteve na Comissão de Finanças e Orçamento debatendo o PPA. O líder da maioria também externou sua opinião a respeito do conflito na Faixa de Gaza, desejando que o mundo possa buscar a paz, “pois isso é bom para a humanidade”.
Roberto Carlos (PV) registrou a retomada das obras da Travessia Urbana de Juazeiro, com o aporte de R$ 185 milhões do governo federal. Ele agradeceu ao presidente Lula e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, esperando que, em breve, o anel viário da cidade possa ser inaugurado, “alavancando ainda mais o desenvolvimento entre Juazeiro e Petrolina”.
Fabíola Mansur (PSB) enalteceu a Semana de Ciência e Tecnologia, com a presença do secretário da Secti, André Joazeiro, e comemorou a assinatura do decreto que regulamenta a lei sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia. Ela também celebrou o lançamento da revista Bahia Faz Ciência, com publicações de pesquisadores e estudantes.
Eduardo Salles (PP) convidou os colegas para um movimento pacífico de panfletagem que ocorrerá no dia 21 de novembro, em Simões Filho, e convocou a população para a reunião com a direção da ViaBahia. De acordo com o parlamentar, a concessionária não construiu pontes, passarelas e viadutos que constam nos contratos das BR-324 e BR-116.