quinta-feira 22 de fevereiro de 2024
Assembleia Legislativa da Bahia — Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Confira agenda da Assembleia da Legislativa da Bahia nesta penúltima semana de novembro
domingo 19 de novembro de 2023 às 14:55h

Confira agenda da Assembleia da Legislativa da Bahia nesta penúltima semana de novembro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Depois de uma semana atípica, com um feriado na quarta-feira (15), a Assembleia da Legislativa da Bahia (AL-BA) tem agenda cheia a partir desta segunda-feira (20). Uma das atividades que deve gerar mais repercussão nesta semana, no entanto, não acontecerá dentro da Casa Legislativa, mas sim no posto do pedágio da BR-324, em Simões. Na terça-feira (21), a partir das 9h, deputados estaduais farão um protesto pacífico no local contra a situação das BRs 324 e 116, rodovias administradas pela ViaBahia.

Os parlamentares integram as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Agricultura e Política Rural e a de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da ALBA. O objetivo da manifestação é convidar a população para participar, no dia 28 de novembro, da sessão especial que convocou o presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, a prestar esclarecimentos sobre a falta de investimentos previstos no contrato por parte da concessionária.

Na Assembleia, os quatro deputados estaduais que mais se destacaram neste ano de 2023, serão eleitos nesta terça-feira (21), com o troféu Imprensa. A escolha será feita pelos jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa da ALBA em votação secreta, que começa às 9h30 e prossegue, de forma ininterrupta, até às 17h, quando haverá o escrutínio. Durante a tarde, será a vez dos deputados elegerem os jornalistas que mais se destacaram na cobertura diária do Poder Legislativo. A votação também será secreta e ocorrerá durante a sessão plenária.

Outro evento importante, que acontecerá na próxima semana no Legislativo, é o I seminário da Procuradoria Especial da Mulher da ALBA e o Encontro da Procuradoria da Mulher Itinerante da Câmara de Deputados. O evento será realizado durante todo o dia desta quinta-feira (23) no Auditório Jornalista Jorge Calmon. A deputada Fabíola Mansur (PSB), procuradora especial da Mulher da ALBA, está à frente do evento, que está sendo organizado com as participações da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e União de Vereadoras da Bahia (UVB). Já na quarta-feira (22), o bicentenário do 2 de Julho volta a ser reverenciado pela Assembleia e pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) com o lançamento de uma coleção de sete livros sobre a consolidação da Independência do Brasil. O evento também acontecerá fora das dependências do Legislativo – ele acontecerá no foyer do IGHB, no Largo da Piedade, a partir das 17h. No mesmo evento, será lançado o livro “Escritos sobre o 2 de Julho – Memória e Política”, fruto de uma extensa pesquisa conduzida por historiadores do Departamento de Pesquisa e da Coordenação do Memorial do Legislativo. Outro evento cultural promete movimentar a Assembleia Legislativa na semana em que será comemorado o Dia da Consciência Negra. Trata-se da Exposição Raízes de Itapuã, realizada pelo Grupo Mosaiqueiros de Itapuã. Feito com peças de azulejos e pisos reaproveitados, os chamados Mosaiqueiros expressam sua criatividade criando telas com significado poético, levando o observador à reflexão e admiração. O conjunto de obras é composto por quadros em sua maioria, de diferentes tamanhos e formatos, mas também podem ser encontrados no acervo itens como porta-pano de prato, bandejas e afins.

Na quinta (23), dois títulos de cidadão baiano serão entregues em sessões especiais. O Padre Rogério Marcos da Silva será homenageado pela manhã. Autor do projeto que concedeu a honraria ao religioso, o deputado Vitor Bonfim (PV) contou que Padre Rogério iniciou sua trajetória como participante de grupo de jovens católicos, onde nutriu a crença de que “sua vida era servir e amar ao próximo acima de todas as coisas”. Bonfim afirmou ainda que, ao longo de 19 anos, ele prestou, através da religião e trabalhos sociais, relevantes serviços à população baiana”.

Neste mesmo dia, só que à tarde, o ex-jogador de futebol Carlos Eduardo Casagrande, conhecido como Preto Casagrande, também vai virar cidadão baiano. Autor da proposta, o deputado Bobô (PC do B), ele também um ex-atleta, contou que Preto aos 45 anos segue morando em Salvador. Ao justificar a homenagem Bobô destaca o legado construído por Preto “dentro do esporte baiano, conquistando títulos pelas duas principais equipes do estado, e agora como empresário, gerando renda e emprego a centenas de pessoas”.

Para finalizar a semana, na sexta-feira (24), o artista plástico Jair Gabriel da Costa também será homenageado com o Título de Cidadão Baiano. A concessão da honraria foi proposta pelo deputado Fabrício Falcão (PC do B). “Jair Gabriel não se tornou um artista por mero acaso aos 45 anos. Ele já nasceu artista e, no momento em que se deparou com um pincel, diga-se, nestas inspiradoras terras da Bahia, o momento luminoso deste encontro trouxe-nos um mestre do pontilhismo brasileiro”, contou.

Veja também

Bolsonaro vai ficar hospedado no Palácio dos Bandeirantes para participar de ato em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ficar hospedado na sede do governo de São Paulo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas