domingo 22 de dezembro de 2024
Frente do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente do Brasil - Foto: Reprodução / YouTube / Canal Oficial da Presidência da República Federativa do Brasil
Home / NOTÍCIAS / Como é o Palácio do Jaburu, onde Geraldo Alckmin vai morar em 2023
segunda-feira 26 de dezembro de 2022 às 09:06h

Como é o Palácio do Jaburu, onde Geraldo Alckmin vai morar em 2023

NOTÍCIAS


A partir do dia 1º de janeiro, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), poderá se mudar e viver no Palácio do Jaburu, onde atualmente mora Hamilton Mourão (Republicanos).

A residência é de uso exclusivo dos vice-presidentes da república e foi projetada 1973 por Oscar Niemeyer, sendo posteriormente tombado como Patrimônio Cultural pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nele já moraram: Adalberto Pereira dos Santos (vice-presidente de Ernesto Geisel), Aureliano Chaves (vice-presidente de João Figueiredo), José Sarney (vice-presidente de Tancredo Neves), Itamar Franco (vice-presidente de Fernando Collor), Marco Maciel (vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso), José Alencar (vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva), Michel Temer (vice-presidente de Dilma Rousseff) e Hamilton Mourão (vice-presidente de Jair Bolsonaro).

Localização e estrutura

  • Fica entre o Palácio do Planalto e o da Alvorada, próximo ao Lago Paranoá e da Lagoa do Jaburu (de onde vem a origem do nome do palácio), e ocupa um terreno de 190 mil metros quadrados.
  • O palácio em si ocupa 4.283 metros quadrados com construções que se assemelham mais a uma residência intimista, pois é destinado a moradia, com grandes varandas.

Área interna

  • Próximo da entrada do palácio fica uma capela com vitrais curvos e coloridos feitos pelas mãos de Marianne Peretti. Na parede há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida entalhada em bloco de madeira pelo artista brasileiro Valcides Mairinque Arvelos.
  • Ao entrar na residência, o visitante se depara com dois espaços, que são divididos por paineis de vidro. À direita fica uma sala de espera, menor e com poltronas, incluindo uma marquesa de autoria de Oscar Niemeyer. Já à esquerda fica a sala de estar com três sofás maiores e uma mesa ao centro, além de um painel de vidro, também de autoria de Marianne Peretti, e três quadros de Rossini Perez.
  • Ao lado da sala de estar fica a sala de jantar, onde o destaque vai para a obra de Athos Bulcão na parede ao lado da mesa. Há ainda um baldaquim do século 18 e uma imagem sacra do século XIX completando a decoração.
  • Bem próximo fica o escritório que é usado como local de trabalho do vice-presidente e, mais a frente, o pátio coberto que é iluminado durante o dia pela luz do sol e que possui uma longa mesa para reuniões e a escultura “Leda e o Cisne”, de Alfredo Ceschiatti.

Área externa

  • Do pátio coberto é possível ver a Lagoa do Jaburu e uma piscina, que fazem conexão com as partes externas do palácio, onde fica um jardim projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.
  • No jardim estão diversas espécies de árvores típicas do cerrado, além de fruteiras e plantas ornamentais trazidas de outras regiões do país, e um relógio de sol.
  • Na parte externa também são vistos diversos tipos de pássaros, além de emas que circulam na área gramada.

Subsolo

  • Conduzido por uma escada, é no subsolo que ficam a cozinha, a suíte do casal e demais quartos.
  • Há ainda a sala de TV, um cinema particular e a garagem.

Veja também

Deputado defende na Assembleia Legislativa da Bahia folga para servidores que são pais de autistas; entenda

O deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!