quarta-feira 1 de maio de 2024
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada. - Adriano Machado -6.out.2022/Reuters
Home / DESTAQUE / Como a ausência de Arthur Lira no ato do 8 de Janeiro foi avaliada na Câmara
terça-feira 9 de janeiro de 2024 às 09:05h

Como a ausência de Arthur Lira no ato do 8 de Janeiro foi avaliada na Câmara

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


No ato sobre o 1 ano das invasões no 8 de janeiro, realizado nesta última segunda-feira (8) no Salão Negro do Congresso em memória à resistência dos Três Poderes, nenhuma ausência chamou mais atenção em Brasília que a de Arthur Lira (PP-AL), diz  Nicholas Shores, da Veja.

Quem observou o ambiente a partir desse contexto comentou, com algum espanto, que a Câmara dos Deputados, igualmente atacada um ano atrás, assim como o Senado, o Palácio do Planalto e o STF, não teve representante no palco do ato. Nenhum integrante da Mesa Diretora da Câmara compareceu para representar a Casa. Nenhum deputado discursou.

Lira telefonou para Lula avisando que não viajaria a Brasília devido a problemas de saúde do seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel e ex-senador Benedito de Lira.

Mesmo assim, comentou-se nos bastidores do ato que, se o deputado realmente quisesse ir, mesmo com restrição de tempo, viajaria no avião da FAB a que tem direito como presidente da Câmara para um bate-volta, regressando a Alagoas em seguida à cerimônia.

Na busca de uma explicação política para a ausência de Lira, citou-se na Câmara que a relação do alagoano com seu eleitorado interno, em boa parte composto pelo Centrão e por estratos bolsonaristas da Casa, pode ter pesado na decisão. Muitos parlamentares dos dois grupos enxergaram uma digital do governo Lula no ato no Salão Negro e por isso, considerado um ato político.

Veja também

Parlamentares da Finlândia de olho no etanol para descarbonização da frota

Uma comissão parlamentar da agricultura da Finlândia esteve no Brasil na semana passada conforme a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas