segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Comitê de Educação quer aprimorar fiscalização
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 09:11h

Comitê de Educação quer aprimorar fiscalização

NOTÍCIAS


O Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) realizou em Recife, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), a sua 1ª reunião ordinária, unindo a Comissão Geral de Trabalhos Técnicos e a Instância de Conselheiros do Comitê, com o objetivo central de formular estratégias para o aprimoramento da fiscalização educacional em todo o território nacional. Representaram o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na reunirão, os auditores José Aurelino Costa Neto e Maíra Oliveira Noronha.

“Este é um momento de grande integração. Depois de se estruturar para trabalhar com política pública, talvez tenha chegado a hora de a gente ser mais parceiro dos outros Tribunais de Contas, no sentido de alavancar e induzir esse olhar para avaliação do controle das políticas públicas, sem esquecer da conformidade. O operacional nos permite, além do mundo da formalidade, ingressar pelo mundo da efetividade e do resultado”, declarou o presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, saudando a todos os presentes durante a abertura da reunião.

Presidente do Comitê Técnico de Educação do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o conselheiro Rodrigo Coelho destacou a importância da atuação conjunta entre o Comitês e as Cortes de Contas de todo o país em favor do desenvolvimento da educação pública de qualidade. “É importante que os Tribunais de Contas façam a sua contribuição nesse sentido. E aproveito aqui para sensibilizar a todos, pedir e reforçar um empenho nacional pelos bons resultados na educação”, disse.

No encontro foi compartilhado com os participantes informações sobre o VI SINED (Simpósio Nacional de Educação), que será realizado no período de 04 a 06 de junho, no estado do Piauí-PI. Na sequência, debateu-se a construção de mecanismos para ampliar as formas de divulgação do trabalho desenvolvido pelo Comitê.

Dando continuidade à pauta do encontro, houve a apresentação da Matriz de Fiscalização do Eixo 4, que visa promover a intersetorialidade na perspectiva da integralidade cidadã e terá como ação para o ano de 2024 a avaliação das políticas, programas e ações incluídos no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O compartilhamento do progresso das ações referentes aos Eixos 1 (Infraestrutura e padrão de qualidade) e 2 (currículo, estratégias pedagógicas e carreira) encerrou a programação desse primeiro dia de reunião.

Apresentação sobre a fiscalização do transporte escolar e a discussões acerca da dimensão educação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM foram os temas também discutidos durante a reunião.

Após os debates e intercâmbio de informações, o CTE-IRB delineou um planejamento por eixo, visando melhorias na fiscalização educacional em todo o país. Essas ações abrangem desde monitoramento da infraestrutura até a promoção da governança colaborativa para o compromisso nacional pela alfabetização infantil.

Conheça os Eixos do CTE-IRB

Eixo 1 – Infraestrutura e Padrão de Qualidade: “Ação de Monitoramento da Fiscalização Ordenada – Operação Educação,” visando aprimorar a base estrutural e os padrões de qualidade nas instituições educacionais.

Eixo 2 – Currículo, Estratégias Pedagógicas e Carreira: “Diagnóstico dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal,” com foco na análise e avaliação das bases curriculares, estratégias pedagógicas e carreiras docentes.

Eixo 3 – Formação, Avaliação e Verificação de Resultados: “Estudo e Produção de Indicadores” para o ano de 2024. Essa ação visa subsidiar a fiscalização, utilizando como referência o Censo Demográfico de 2022 e os resultados da Prova Brasil de 2021.

Eixo 4 – Intersetorialidade na Perspectiva da Integralidade Cidadã: “Governança Colaborativa no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.” Esta ação foi sugerida para ser adotada como Ação Nacionalizada da Política Educacional em reunião ordinária do CTE-IRB realizada em 30 de agosto de 2023, buscando promover a intersetorialidade na perspectiva da integralidade cidadã.

Veja também

Por que modelo de negócios alemão está em crise

Novo governo vai assumir Alemanha em risco de recessão. Concorrência chinesa, custos de energia e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!