segunda-feira 17 de junho de 2024
Comissões de Agricultura e Infraestrutura da ALBA promovem audiência itinerante em Porto Seguro Seguro - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Comissões de Agricultura e Infraestrutura da ALBA promovem audiência itinerante em Porto Seguro Seguro
sábado 2 de dezembro de 2023 às 09:41h

Comissões de Agricultura e Infraestrutura da ALBA promovem audiência itinerante em Porto Seguro Seguro

NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


As Comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizaram na última sexta-feira (1º) uma audiência pública em Porto Seguro, no Extremo-Sul baiano, para ouvir as demandas da região, que se destaca como uma das mais produtivas do estado. O evento é resultado do projeto itinerante que tem levado as reuniões das comissões para diferentes partes da Bahia, com o objetivo de conhecer de perto as necessidades deste setor agropecuário.

Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) enfatizou que o foco do trabalho é encaminhar soluções para as dificuldades citadas pelos produtores. Além de Manuel Rocha, participaram da audiência a deputada estadual Claudia Oliveira (PSD), que propôs o encontro em Porto Seguro, e os deputados Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Raimundinho da JR (PL) e Luciano Araújo (SD).

Os parlamentares discutiram desafios apresentados por produtores para o desenvolvimento do setor agropecuário na região. Entre os pontos apresentados estão questões relacionadas à deficiência no fornecimento de energia e a necessidade de ampliar a infraestrutura rodoviária, que são fundamentais para que o setor possa ampliar sua produção e a geração de emprego e renda.

“Foi uma audiência pública bastante proveitosa, com a participação de diversos segmentos, como agricultura familiar, agronegócio, movimentos sociais e povos originários. Podemos conhecer um pouco mais das dificuldades existentes aqui em termos de infraestrutura energética, infraestrutura rodoviária e o que o setor agropecuário e o trade turístico precisam alavancar para levar desenvolvimento e ampliar a geração de emprego e renda nessa região, que é tão importante para a Bahia”, ressaltou Manuel Rocha.

Visitas – Na quinta-feira (30), a comitiva visitou três áreas produtivas do Extremo-Sul baiano. Os parlamentares foram primeiramente à Fazenda Alvorada, localizada em Eunápolis, importante produtora de hortaliças, a exemplo de cebolas e alhos. Em seguida, visitaram a Ovos Naturaves, também em Eunápolis, maior produtora da Bahia, com mais de 27 milhões de ovos por mês, e geradora de mais de 1 mil empregos diretos. E, por fim, a Veracel Celulose, no mesmo município, geradora de mais de 3,5 mil empregos diretos e maior produtora de fibra do eucalipto, matéria-prima do papel.

Segundo Manuel Rocha, a palavra de ordem dos trabalhos das comissões é resolutividade. ““Viemos discutir os problemas de Porto Seguro e de toda essa importante região agrícola. Como sempre digo, é muito importante ouvir quem está na ponta, discutir os projetos, mas o mais importante mesmo é ajudar a resolver os problemas”, salientou.

“Esse é o nosso objetivo: retornar para a capital, para a ALBA, e trabalhar pelas soluções. A gente pode não ter a força da caneta do Estado, porque estamos no Legislativo, mas temos a força do nosso mandato para poder cobrar do Governo do Estado os encaminhamentos e as resoluções. E esse projeto itinerante das duas comissões tem sido fundamental para reunir demandas de todos os cantos da Bahia”, completou Manuel Rocha.

Veja também

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia no RJ já dura quase 48 horas

Um incêndio no Parque Nacional do Itatiaia — um dos mais antigos do Brasil — …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!