sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Comissão do Senado irá sabatinar indicadas para as embaixadas na Guiana e na Venezuela
sábado 9 de dezembro de 2023 às 16:18h

Comissão do Senado irá sabatinar indicadas para as embaixadas na Guiana e na Venezuela

MUNDO, NOTÍCIAS


A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai realizar, na próxima terça-feira (23), as sabatinas das indicadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva paras as embaixadas de Venezuela e Guiana. O processo ocorrerá em meio a escalada na tensão entre os dois países. Após um controverso plebiscito, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, apresentou um “novo mapa” do país considerando a região de Essequibo, que é disputada com a Guiana, como parte do território da Venezuela.

Segundo Caetano Tonet e Julia Lindner, do jornal Valor, as sabatinas de Glivânia Maria de Oliveira, que representará o Brasil em Caracas, e Maria Cristina de Castro Martins, que ficará em Georgetown, capital da Guiana, coincidiram por acaso.

Quando o Brasil indica um embaixador, o país para onde o diplomata irá precisa enviar uma resposta positiva, conhecido no jargão diplomático como “agrément”. No caso da Guiana, por questões burocráticas, a resposta demorou a chegar e, consequentemente, adiou a sabatina. Apesar disso, o Brasil só ficou sem representante no país na última semana, quando Maria Clara Carisio assumiu o posto de Sarajevo, na Bósnia.
O contrário aconteceu na Venezuela, quando o retorno levou apenas dois dias. Após reabrir a embaixada em Caracas em janeiro, fechada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o embaixador Flávio Macieira foi enviado ao país como encarregado de negócios para cuidar da reestruturação da representação brasileira no país.

Glivânia Maria de Oliveira foi indicada para o posto na Venezuela no dia 23 de novembro e a previsão era que a sabatina ocorresse antes do polêmico plebiscito. O motivo do adiamento foi o baixo quórum de senadores em função da ida de parlamentares à COP 28, em Dubai, Emirados Árabes. Pela regra do Senado, votações de indicados a Embaixadas não podem ser realizadas de maneira remota.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!