O aumento considerável do número de mortes no Hospital de Base de Itabuna e a volta do sarampo na Bahia foram os assuntos em pauta na reunião dessa terça-feira (20) na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL-BA), presidida pelo deputado Alan Castro (PSD), que vai cobrar explicações dos órgãos responsáveis e autoridades.
O deputado José de Arimateia (PRB), que já morou por muitos anos na Região Sul, revelou sua preocupação com o hospital da cidade grapiúna “que tem normalmente uma média de 25 a 30 mortes por mês, mas que em julho passado registrou 130 mortes”.
Alex da Piatã (PSD), também integrante do colegiado, ligou imediatamente para o médico e ex-deputado estadual Augusto Castro. Segundo relatou o deputado, o ex-parlamentar do PSDB “confirmou o elevado nível de mortalidade na unidade de saúde”.
Diante do quadro apresentado, Castro assegurou que “a comissão não iria se omitir no seu papel em defesa da saúde” e decidiu oficiar a direção do Hospital de Base de Itabuna, bem como a presidência da Câmara Municipal de Vereadores, “para que informem à Casa Legislativa sobre a ocorrência desse número bem maior de óbitos”.
Outro tema que dominou os trabalhos foi o retorno de uma doença que há mais de 20 anos não causava problemas na Bahia. Com 20 casos registrados no último mês, o sarampo volta a ser destaque no noticiário, tornando-se novamente motivo de aflição para muitas pessoas.
O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento também resolveu encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Saúde, pois “quer saber se houve alguma falha nas campanhas de vacinação e quais as providências que estão sendo tomadas para evitar novos riscos à saúde da população”.