domingo 19 de maio de 2024
Home / DESTAQUE / Comissão de agricultura da AL-BA discute fornecimento de energia e desenvolvimento rural na Bahia Farm Show
quinta-feira 30 de maio de 2019 às 07:57h

Comissão de agricultura da AL-BA discute fornecimento de energia e desenvolvimento rural na Bahia Farm Show

DESTAQUE, POLÍTICA


Tendo em vista a concentração de autoridades no município de Luís Eduardo Magalhães, na Região Oeste, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa fez da Bahia Farm Show um palco de discussões sobre a necessidade de aumento na oferta de energia para a Bahia. Deputados estaduais, secretários de Estado, vereadores, representantes da Coelba, de sindicatos e lideranças políticas locais participaram do encontro, realizado na terça-feira (28).

Presidente do colegiado, a deputada Jusmari Oliveira (PSD) comandou a audiência e mediou o debate, que também abordou assuntos como melhoria da comunicação, estradas, logística, apoio a agricultura familiar, volta do convênio da Companhia de Ação Regional (CAR) com as associações rurais, o zoneamento do cacau em Barreiras e investimentos em pesquisa nas universidades para que sejam desenvolvidos biodefensivos agrícolas para atender as demandas dos produtores.

A parlamentar propôs ainda a criação de um instrumento que permita a venda de produtos fabricados pelas pequenas agroindústrias. “Precisamos dar ao pequeno produtor a condição de vender seus produtos, pois a comercialização é um importante gargalo para o crescimento da agricultura familiar. A Bahia Farm Show é um espaço que merece essa sessão itinerante, porque tem a presença do grande, do médio e do pequeno, com o espaço adequado para que cada um apresente suas demandas”, declarou.

Na oportunidade, o prefeito do município, Oziel Oliveira, anunciou novas ações para o desenvolvimento local. “Vamos construir o moderno hospital de Luís Eduardo Magalhães e vamos também trabalhar pela implantação do polo têxtil para agregar valor aos nossos produtos e gerar emprego e renda para a população” explicou.

Na condição de representante da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o produtor rural e diretor da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, fez uma apresentação sobre o uso de defensivos agrícolas, ressaltando o interesse dos produtores em proteger a natureza.

“A gente se entristece quando vê o setor sendo corroído por desinformação, porque a gente sabe que isso desafia o crescimento de novas técnicas. Um exemplo disso é a liberação de alguns produtos fitossanitários, que têm a mesma formulação de produtos que encontramos na farmácia, mas o uso na agricultura é dificultado. Não há quem produza algum alimento sem os recursos naturais, como a água e o solo. Por conta disso, o agricultor é o maior interessado em preservar”, frisou.

A sessão teve a presença de quatro secretários de Estado: Josias Gomes, de Desenvolvimento Rural; João Carlos Oliveira, de Meio Ambiente, e Lucas Costa, de Agricultura, além do presidente da Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Cícero José Teixeira; o presidente do Sindicato Rural de Barreiras, Moisés Schmidt; os deputados Eduardo Salles (PP) e Vitor Bonfim (PP); o presidente da Abapa, Júlio Busato e diversas associações de cidades como Angical, Cotegipe, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, São Desidério, Riachão das Neves, entre outras.

Veja também

Com usinas solares e eólicas, Brasil ganhou até maio 4.284 MW em geração de energia

A capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas