sábado 23 de novembro de 2024
Na reunião, presidida por Júnior Muniz (PT), os integrantes da comissão também trataram da viagem para Jequié, no próximo dia 5 de maio Foto: Neusa Costa Menezes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Comissão da AL-BA aprova parecer que proíbe corte de energia e água por falta de pagamento
quarta-feira 26 de abril de 2023 às 20:05h

Comissão da AL-BA aprova parecer que proíbe corte de energia e água por falta de pagamento

NOTÍCIAS


A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho aprovou na manhã desta quarta-feira (26) parecer favorável do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) ao PL 17.119/2008. Autora da proposição, Fátima Nunes (PT) festejou a aprovação da matéria e manifestou a esperança de vê-la ir à votação em plenário. “É uma luta”, desabafou a petista, ao se referir à votação e aprovação de projetos oriundos do Legislativo.

O PL proíbe o corte de energia e água de serviços públicos por falta de pagamento de contas, oriundas do fornecimento residencial de seus serviços após as 16 h das sextas-feiras, aos sábados, domingos e nas datas e horários em que forem suspensos os serviços bancários. A proposição é “uma garantia de direitos” aos menos favorecidos, explicou a parlamentar, ressaltando que quando ocorre atraso do pagamento das contas não é “por má vontade”, mas uma situação decorrente da desigualdade social e econômica do país. Os cidadãos de baixa renda, completou a petista, “são bons pagadores”, que se preocupam quando têm dívidas e se esforçam para pagá-las.

O colegiado também tratou das audiências públicas itinerantes, que começam já no próximo dia 5, em Jequié. Dia 10 de maio, os deputados recebem, na ALBA, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e o titular da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Tiago Venâncio, para que relate como andam as relações de consumo no Estado e quais as empresas mais autuadas pelo órgão. No dia 18, a Comissão estará em mais uma cidade do interior, desta vez em Vitória da Conquista, para debater com a comunidade local as demandas e problemas enfrentados nas relações de trabalho e consumo.

O colegiado aprovou sugestão do deputado Manuel Rocha (UB), para que sejam convidados a participar desta audiência os representantes da empresa Novo Horizonte. Segundo ofício encaminhado ao presidente da comissão, Júnior Muniz (PT), a Novo Horizonte tem 1.564 processos ajuizados por consumidores e 488 queixas registradas no site ReclameAqui e precisa discutir a qualidade dos serviços que presta à população baiana.

Para a primeira audiência itinerante no próximo dia 5, o presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes, concedeu uma aeronave para o deslocamento dos parlamentares, que deixam Salvador com destino a Jequié às 6h da manhã, onde concedem entrevista coletiva na Câmara Municipal às 7h. Em seguida, já às 8h, está previsto o início dos trabalhos, com a audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, que se uniu à iniciativa da Comissão de Defesa do Consumidor. O colegiado dará início à sua reunião às 10h.

O presidente Júnior Muniz (PT) convidou e espera contar com as presenças do Clube de Dirigentes Lojistas local; de representantes da Embasa e Coelba, e do Procon, que estará com equipe itinerante para colher as queixas dos consumidores jequieenses.

Veja também

Popó comenta sobre episódios em que foi parado diversas vezes pela polícia por conta de carro avaliado em R$ 2 milhões

O ex-lutador de boxe, o baiano Acelino “Popó” Freitas comentou durante a última sexta-feira (22), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!