quinta-feira 21 de novembro de 2024
O general Tomás Paiva afirmou que as Forças mantiveram investimentos apesar de congelamentos no Orçamento - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Comandante do Exército reclama de falta de verba em evento com Lula
quinta-feira 22 de agosto de 2024 às 11:15h

Comandante do Exército reclama de falta de verba em evento com Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em discurso em cerimônia do Dia do Exército com a presença do presidente Lula da Silva (PT), o comandante da Força, general Tomás Paiva, destacou o “espírito perseverante” de militares mesmo com o que chamou de “restrições orçamentárias” atuais. No momento em que a equipe econômica do governo discute cortar gastos previstos para o ano que vem, o oficial afirmou que a Força precisa de mais equipamentos.

— Esse espírito perseverante e de doação integra à carreira tem sido mantido incólume, mesmo sob os escritos das restrições orçamentárias que atingem a todos. Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e mais mísseis — afirmou Tomás, na chamada Ordem do Dia, registra Alice Cravo, do O Globo.

Como mostrou o jornal O Globo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tem pedido a Lula mais recursos para as Forças Armadas enquanto a equipe econômica discute contingenciamento do Orçamento federal. A equipe do Ministério da Fazenda também avalia cortes de R$ 25,9 bilhões em despesas dos ministérios para o próximo ano.

Múcio levou a Lula dados de uma série histórica de 2014 a 2024 que mostram que este foi o ano no qual o ministério contou com o menor valor voltado ao pagamento de despesas discricionárias e de recursos direcionados para investimentos de projetos estratégicos — agora incluídos no Novo PAC. Os números do Ministério da Defesa apontam perda de 47% de recursos da pasta ao longo de uma década.

Em um novo aceno aos militares, Lula participa nesta quinta-feira da cerimônia pelo Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Ele foi acompanhado pelos ministros de estado da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Amaro.

Os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso, atual presidente da Corte, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes também marcam presença no evento.

Durante o evento, militares que participaram dos Jogos olímpicos e atuaram na tragédia climática do Rio Grande do Sul serão agraciados pela Medalha do Exército Brasileiro.

Entre eles, está a judoca e a campeã olímpica Beatriz Souza, que é sargento do Exército. Ela faz parte do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!