sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Comandante do Exército participa de briefing operacional no Rio Grande do Sul
sexta-feira 3 de maio de 2024 às 07:41h

Comandante do Exército participa de briefing operacional no Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS


Nesta última quinta-feira (2)foi realizada na Base Aérea de Santa Maria uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto a uma equipe de ministros, o comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de prefeitos de cidades atingidas na Região Central do Estado.

A atividade foi conduzida na Sala de Situação Integrada criada, sob coordenação do Comando Militar do Sul (CMS), em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O espaço de Comando e Controle será destinado para organizar as operações de resgate em todas as regiões atingidas.

Na ocasião, foram apresentados os efeitos do evento meteorológico de proporções históricas que atingiu o Rio Grande do Sul e das ações de salvamento que estão em curso.

O Comandante do Exército destacou que o trabalho tem sido coordenado com as demais agências buscando sinergia, o que é fundamental. Integrar as ações no CMS tem uma grande vantagem, já que esse é o maior comando militar de área do Exército, com 51.500 militares. “Podemos aumentar o efetivo com militares do Paraná e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. Na medida em que for necessário, deslocaremos nossos meios para reforçar ainda mais, para atuarem de maneira a proporcionar o socorro rápido e ágil à população”, disse General Tomás.

Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Neste momento, o Cmdo Op Cj TAQUARI II, comandado pelo General de Exército HERTZ, contribui no apoio à Defesa Civil, empregando 25 (vinte e cinco) Organizações Militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com 932 (novecentos e trinta e dois) militares operando no terreno.

Força-tarefa trabalha dia e noite no apoio à população do Rio Grande do Sul.

O Comando Operacional Conjunto vem desempenhando as atividades de coordenação Civil-Militar com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Veja também

O que é um EPI e como ele é certificado pelo Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!