sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/TV Cultura
Home / NOTÍCIAS / Com queda nos crimes, segurança ‘linha-dura’ alavanca aprovação de Ronaldo Caiado em Goiás
sábado 13 de abril de 2024 às 08:00h

Com queda nos crimes, segurança ‘linha-dura’ alavanca aprovação de Ronaldo Caiado em Goiás

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A alta aprovação do eleitorado goiano ao trabalho do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que soma 86%, segundo a última pesquisa Genial/Quaest, é explicada conforme reportagem de Luísa Marzullo e Sarah Teófilo, do O Globo, por uma combinação de políticas e acenos ao bolsonarismo nas áreas de segurança pública e educação, em um estado que tradicionalmente vota em políticos do campo da direita. De um lado, Caiado adota um discurso “linha-dura”, com foco na redução da criminalidade, e conseguiu reduzir indicadores como o número de homicídios, desde que assumiu o comando do estado. Do outro, aposta no modelo das escolas cívico-militares.

A pesquisa mostrou que 69% dos eleitores de Goiás avaliam como positivo o desempenho de Caiado na segurança pública, enquanto 67% dizem o mesmo sobre a educação. São os maiores índices entre as áreas da gestão avaliadas. A título de comparação, o índice cai para 43%, quando os entrevistados são questionados sobre a situação do transporte público no estado, e a 53%, quando a pauta é saúde.

A percepção sobre o desempenho do Caiado na segurança destoa dos demais governadores avaliados: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. No caso dos demais chefes do Executivo também alinhados a Jair Bolsonaro (PL), os percentuais variam entre 33% e 48%.

Foco da comunicação

O resultado passa pelo peso do tema da segurança na estratégia de comunicação de Caiado. À frente do governo desde 2019, o político do União adotou slogans como “em Goiás, bandido grã-fino não se cria”. Durante seu primeiro mandato, um banner com a frase “Em Goiás, ou o bandido muda de profissão, ou muda de estado” chegou a cobrir durante meses a fachada do Palácio das Esmeraldas, sede do governo.

Nos pronunciamentos do governador, dados de segurança pública são com frequência destacados. Estatísticas oficiais do estado apontam que os homicídios dolosos, por exemplo, caíram pela metade entre 2018 e 2023 — de 2.117 para 1.046. A comparação é com o último ano da gestão de Marconi Perillo (PSDB), hoje opositor de Caiado.

Avaliação da gestão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) — Foto: Editoria de Arte
Avaliação da gestão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) — Foto: Editoria de Arte/O Globo

Veja também

Bracell Papéis oferece vagas de emprego para a unidade de Feira de Santana

O início de 2025 será de oportunidades de trabalho para os profissionais que desejam entrar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!