Conforme Fábio Zanini, da coluna Painel, o deputado federal Pedro Tourinho (PT) reaproveitou uma gravação de 2020 com o presidente Lula (PT) em seus vídeos da atual campanha para a Prefeitura de Campinas (SP).
No vídeo antigo, gravado para a campanha de Tourinho para prefeito naquele ano, Lula o define como “um companheiro que tem tido uma participação extraordinária na Câmara de Vereadores de Campinas”, cargo que o atual parlamentar federal ocupava na época. Esse trecho foi cortado do material da nova gravação.
A participação limitada do presidente se tornou um problema para muitos dos candidatos apoiados por ele em 2024. Lula tem tido dificuldade em conciliar as agendas de presidente e de cabo eleitoral.
Neste final de semana, por exemplo, ele participaria de atos em São Bernardo do Campo e em Diadema, mas viajou para o México para participar da posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum.
Adversários de Tourinho criticam a estratégia, que avaliam como uma maneira de enganar o eleitorado a respeito do engajamento de Lula na campanha. Além dele, disputam o cargo Dário Saadi (Republicanos), atual prefeito, e Rafa Zimbaldi (Cidadania).
Em nota, a campanha do petista afirma que usaram “todo e qualquer material de Pedro com Lula que consideramos bonitos, como é o lindo encontro deles no vídeo de 2020”.
“Diferentemente dos inelegíveis Jair Bolsonaro e Dário Saadi, Lula é o presidente do país, a quem agradecemos o apoio e a parceria. Expressa em encontros, ligações e mais dois vídeos em apoio a nossa candidatura”, afirma.