terça-feira 16 de julho de 2024
Bruno Reis, prefeito de Salvador - Valter Pontes/ Divulgação Secom
Home / DESTAQUE / Com investimentos bilionário, Salvador lança programa que fomenta o empreendedorismo
domingo 6 de agosto de 2023 às 11:03h

Com investimentos bilionário, Salvador lança programa que fomenta o empreendedorismo

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Conhecida pelas praias, pelo patrimônio histórico e pela alegria das festas ao longo de todo o ano, Salvador propõe-se a ser conhecida bem mais do que por turismo e cultura. Busca mostrar ser uma cidade ainda mais atrativa para se investir e crescer, geradora de oportunidades e aberta a novos empreendimentos nos mais diversos setores.

Para isso, lançou, na última terça-feira (1º), um programa de fomento a investimentos privados e focado na melhoria do ambiente de negócios. O Invista Salvador tem a pretensão de potencializar o desenvolvimento econômico da capital baiana e, consequentemente, promover a geração de emprego e renda.

Lançado pela prefeitura de Salvador, o programa é baseado em três pilares: promoção e posicionamento nacional e internacional da capital baiana como cidade atrativa para se investir; simplificação e desburocratização de processos, com um ambiente favorável para quem empreende ou pretende empreender; e atendimento ao investidor, com um núcleo de inteligência de mercado, que produzirá estudos setoriais.

“O Invista Salvador é voltado para atração de investimentos, fortalecimento e crescimento econômico da cidade. Salvador passou por um longo período de grandes transformações físicas e sociais, e é chegado o momento de atrair mais investimentos e fortalecer nossa economia, oferecer oportunidade para quem hoje já trabalha, já empreende na cidade, mas, principalmente, atrair novos investidores”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

 

Gesner Oliveira, economista e professor da Fundação Getulio Vargas, foi presidente da Sabesp — Foto: Valter Pontes/ Divulgação

A secretária enfatiza que a capital dos baianos é uma cidade da cultura, do turismo e das festas, mas que também é um lugar para se fazer muitos negócios. “A ideia do primeiro pilar é trabalhar todo um conjunto de ações voltadas para fazer essa promoção”, explicou. Através da prefeitura , pretende participar de eventos dentro e fora do Brasil, sobretudo feiras e eventos de negócio, além de promover “roadshows ”.

Mila Paes lembrou que, além de um conjunto de benefícios tributários e fiscais já postos pelo Município, outras ações contribuirão para a atração de novos negócios, como a agilidade na aprovação da viabilidade dos empreendimentos, identificação de áreas oportunas e a capacitação de mão de obra específica através de órgão municipal.

Digitalização dos processos

Plataforma digital Invista Salvador: a divulgação de dados relevantes é estratégica para atrair novos investidores — Foto: Reprodução

O portal Invista Salvador integra informações e dados econômicos relevantes ao investidor. Nele, segundo a secretária, também será possível agendar o atendimento presencial personalizado no escritório do programa. “Neste núcleo, vamos cuidar desse investidor, receber esse empresário e entender as demandas que cada uma das empresas tem, para que possamos atuar de forma assertiva e resolutiva, fazendo com que tenha a melhor experiência”, declarou.

Para o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, o maior programa ou projeto social de qualquer cidade é o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda. “É dar oportunidade de as pessoas poderem, através do seu trabalho, garantir o seu sustento, realizar seus sonhos”, afirmou.

Por isso, segundo ele, o programa Invista Salvador apoiará e buscará estar mais próximo do empresariado, fomentando mais investimentos na cidade. Reis destacou que a gestão municipal já fez “grandes esforços nos últimos anos” para melhorar o ambiente de negócios, garantindo maior segurança jurídica, com projetos como o novo PDDU, novo código de obras, Plano de Incentivos Fiscais (PIF), além de investimentos na infraestrutura. “Esse novo conjunto de ações vai estimular ainda mais o ecossistema de negócio em nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, atualmente, Salvador recebe investimentos privados da ordem de R$ 9 bilhões, com capacidade para gerar mais de 50 mil empregos. Citou que, nos últimos dois anos e meio, a prefeitura licenciou mais de 150 grandes empreendimentos somente na área do comércio.

Plataforma digital Invista Salvador: a divulgação de dados relevantes é estratégica para atrair novos investidores — Foto: Reprodução
Plataforma digital Invista Salvador: a divulgação de dados relevantes é estratégica para atrair novos investidores — Foto: Reprodução

O prefeito destacou ainda investimentos no setor de tecnologia e inovação, com diversos cases de sucesso, a partir da implantação de um hub voltado a startups e fomento através de editais. Já na área de saúde, dois novos hospitais privados na cidade, um recém-inaugurado e outro em construção, somam investimentos de quase R$ 1 bilhão.

O comércio varejista e atacadista também tem apostado no crescimento da capital, com novas unidades que geram centenas de empregos. “Este novo programa da prefeitura em Salvador estimula toda a cadeia do abastecimento, desde o pequeno mercadinho de bairro ao grande distribuidor, pois cria um ambiente propício a novos negócios, ao simplificar os processos e contribuir de forma parceira nos projetos dos empreendedores”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado (Sindatacado-BA), Antônio Cabral.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, considerou o programa “uma excelente iniciativa”. Para ele, a atração de novos investimentos é fundamental para melhoria não apenas da economia da capital, mas de todo o estado. “O Sebrae está junto como parceiro, exatamente por ser essa a nossa finalidade, não apenas de estar ao lado daqueles que já empreendem, mas também estimulando as empresas que possam, de alguma forma, a contribuir para o enriquecimento da região”, declarou.

Para o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti, “o Invista Salvador também deverá contribuir para a regularização de muitos informais. Importante enxergar o número de informais, que eu chamo de empresário raiz. Eles podem ser inseridos, acolhidos, é preciso dar condições para que se formalizem e consigam conviver no ambiente da formalidade. Isso vai ser o exemplo para todo o país”, declarou.

Veja também

Com abertura de nova vaga no TJ-BA, saiba quais membros do MP são apontados como favoritos na disputa

Segundo o portal Bahia Notícias, diante da aposentadoria compulsória, por idade, da desembargadora Ilona Márcia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!