segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Com apoio do Instituto Rui Barbosa, disciplina eletiva explica os fundamentos do controle público aos alunos da rede estadual
terça-feira 7 de março de 2023 às 18:29h

Com apoio do Instituto Rui Barbosa, disciplina eletiva explica os fundamentos do controle público aos alunos da rede estadual

NOTÍCIAS


Esclarecer, de forma didática e objetiva, temas relevantes como orçamento público, controle social, políticas sociais, gestão participativa escolar e uso de tecnologias para o controle social é o objetivo da disciplina eletiva “Eu escolho Cidadania e Controle Social”, a ser lançada nesta próxima sexta-feira (10), às 9 horas, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Helenita Mota, no bairro Serviluz, em Fortaleza. A disciplina é ofertada pelo Tribunal de Contas do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e passa a ser ministrada nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual.

No total, 50 escolas aderiram à formalização da disciplina, que é resultado de parceria entre o Tribunal de Contas do Ceará, por meio do IPC, com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). Trata-se de iniciativa pioneira entre os Estados da Federação e os Tribunais de Contas brasileiros.

A matéria possibilita aos estudantes o acesso a conceitos básicos sobre a administração pública, detalhando os marcos legais que orientam a criação e a existência dos Tribunais de Contas e seu papel na fiscalização dos recursos públicos.

O governador Elmano de Feitas, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, o diretor-presidente do IPC, conselheiro Ernesto Saboia, e a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, estarão na solenidade, que também terá alunos, professores e representantes de escolas. Na ocasião, será apresentado o livro da disciplina “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”, desenvolvido pelo TCE Ceará para os estudantes da rede pública estadual.

Veja também

Escassez grave de vacinas de cólera preocupa OMS

Organização Mundial da Saúde registra alta de casos e mortes em 2024 e diz que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas