Em ritmo de campanha eleitoral, deputados federais ganharam uma nova colher de chá para participarem das sessões de votações da Câmara dos Deputados. Em um novo ato da mesa, Arthur Lira (PP-AL) acaba de ampliar a votação remota para todos os dias da semana. Assim, os parlamentares não precisam estar em Brasília para participar das votações, que podem ser registradas online.
Em um ato da mesa publicado na última sexta-feira, Lira havia prorrogado para até 30 de setembro a permissão do registro remoto de presença nas sessões para as segundas e sextas-feiras. Dessa forma, conforme Lauro Jardim, do O Globo, mesmo durante as semanas de esforço concentrado, os deputados precisariam estar em Brasília por três dia. Agora, não há mais essa exigência.
E, como justificou Lira no ato de sexta-feira, os deputados estão liberados para a “conciliação dos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares no processo legislativo e em suas bases”. Ou seja, estão perto das suas bases em tempos de campanha eleitoral.