O programa Pro Trilhos, do Governo Federal, alcançou 27 contratos assinados para a implantação de novas estradas de ferro no país pelo regime de autorização, previsto no Marco Legal das Ferrovias. A projeção de recursos privados a serem alocados na implantação dos empreendimentos soma R$ 133,24 bilhões.
Os empreendimentos cruzam 15 unidades da Federação, tendo por origem e destino Pará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Quando prontas, as novas ferrovias devem agregar cerca de 10 mil quilômetros de novos trilhos à malha ferroviária.
Doze das 15 autoras dos projetos autorizados são estreantes no setor: tratam-se de empresas originalmente vinculadas a terminais de uso privados (TUPs) em portos brasileiros ou aos próprios originadores de carga.
As solicitações atendem a demandas históricas do transporte ferroviário quanto à provisão de novas rotas e inclusão de mais operadores na oferta de trilhos para escoamento de cargas minerais, agrícolas e por contêineres pelo País.
Pro Trilhos
Desde setembro, o Pro Trilhos recebeu 79 requerimentos para construção e operação de ferrovias privadas pelo regime de autorização. Eles foram apresentados por 32 diferentes entes privados.
Somados, os pedidos têm potencial de injetar R$ 240,82 bilhões em investimentos privados no modal e agregar 20,7 mil quilômetros em novos trilhos à rede ferroviária nacional, cruzando 17 estados e o Distrito Federal.