sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Colheita de soja 2023/24 atinge 97% da área no País, mostra Conab
terça-feira 21 de maio de 2024 às 18:48h

Colheita de soja 2023/24 atinge 97% da área no País, mostra Conab

NOTÍCIAS


A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia 97% da área plantada no País até o último domingo (19) informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. Há atraso de 1,5 ponto porcentual em relação a igual período do ano passado e avanço de 1,4 ponto porcentual em uma semana.

Entre os Estados que estão retirando a oleaginosa do campo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná concluíram os trabalhos. Na sequência, constam Piauí e Bahia, com 99% da área ceifada; seguidos por Santa Catarina (97,5%); Rio Grande do Sul (85%) e Maranhão (81%). No Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas e enchentes desde o fim de abril, os trabalhos avançaram 6 pontos porcentuais de uma semana para a outra. Em relação a igual período do ano passado, há atraso de 8 pontos porcentuais.

A colheita da primeira safra de milho alcançou, no País, 72,4% da área plantada, avanço de 4,3 pontos porcentuais na semana e atraso de 4,8 pontos porcentuais entre as temporadas. São Paulo já concluiu a colheita. Santa Catarina, em seguida, tem 99,8% da área colhida, seguido por Paraná, com 99%, e Rio Grande do Sul, com 88%.

Já a colheita de milho de segunda safra 2023/24 se iniciou no País, começando por Mato Grosso, que retirou 0,9% do cereal do campo, avanço de 0,5 ponto porcentual em relação a igual período do ano passado. Mato Grosso do Sul, por sua vez, colheu 0,1% da área semeada com o grão, ante 0% em igual período do ano passado. No País, a colheita alcança 0,4% da área, ou 0,2 ponto porcentual acima de igual período do ano passado.

A Conab informou também que a colheita da safra de feijão alcançou 95,5% da área semeada, 3,5 pontos porcentuais mais que há uma semana e 3,8 pontos porcentuais atrás de igual período da temporada passada. Apenas Piauí (82%) e Bahia (99,1%) ainda retiram o grão do campo.

A colheita das lavouras de arroz alcançava 87% da área prevista, avanço de 3,3 pontos porcentuais em uma semana e atraso de 10,2 pontos porcentuais na comparação entre as safras. Santa Catarina já concluiu os trabalhos de campo. Em seguida, Mato Grosso (99%) e Goiás (96%) são os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo. O Rio Grande do Sul, que atende por 70% da produção nacional de arroz, avançou 2 pontos porcentuais na colheita do grão em uma semana, com 86% da área colhida. Em igual período da safra passada, a colheita já estava concluída.

Quanto à safra de inverno 2023/24, a Conab informou que o plantio de trigo alcançou 24,1% da área estimada, avanço de 3,1 pontos porcentuais na semana e atraso de 6,4 pontos porcentuais na comparação com a temporada passada. Minas Gerais (95%) e Goiás (84%) estão à frente dos trabalhos de campo. Entre os maiores produtores do cereal, o Paraná cultivou 34% da área estimada, enquanto a semeadura das lavouras ainda não começou no Rio Grande do Sul.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!