Os dados foram apresentados na terça-feira (28) pela Diretoria da Autoridade Portuária ao Ministério dos Portos e Aeroportos, colocando a CODEBA em destaque nacional, frente aos portos federais
A Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA registrou, em 2024, o maior volume de investimentos da sua história, tanto em valores absolutos quanto em percentuais. Foram executados 55,13% do orçamento anual, quase o dobro do maior percentual registrado anteriormente. Com o valor recorde de R$ 34 milhões realizados, a Companhia evidencia o compromisso da gestão com o aumento da eficiência administrativa e dos investimentos em infraestrutura portuária. Esses números colocam a CODEBA em destaque nacional, frente aos portos federais.
Os portos administrados pela CODEBA também alcançaram outro marco no ano passado, registrando mais de 13,7 milhões de toneladas em cargas movimentadas. O volume representa um crescimento de cerca de 8% em relação a 2023, supera o recorde anterior, registrado em 2021, e consolida-se como o maior da história da Companhia.
O Porto de Salvador foi o grande destaque do ano, com um expressivo crescimento de 26,33% na movimentação de cargas, totalizando cerca de sete milhões de toneladas em 2024.
Este crescimento também proporcionou mais um feito inédito: a ocupação total da área alfandegada nos meses de novembro e dezembro, reflexo do aumento da demanda e da otimização dos fluxos operacionais e administrativos, com mudanças no modelo de gestão, reorganização interna, além de obras e intervenções realizadas no Porto de Salvador, consolidando a Bahia como um hub estratégico no setor e permitindo conexões diretas com a Ásia.
Todos esses dados foram apresentados nesta terça-feira (28) ao Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) pelo diretor-presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, e pelo diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Leandro Gaudenzi, que, acompanhados do chefe de gabinete, Carlos Luciano, fizeram um balanço das principais conquistas da gestão em 2024 e apresentaram os projetos prioritários da Autoridade Portuária da Bahia para 2025, com destaque para a reativação da Hidrovia do São Francisco, que prevê, já na sua primeira fase de operação, um incremento de aproximadamente cinco milhões de toneladas/ano, gerando desenvolvimento em seu entorno e potencializando a logística de cargas nos portos da Baía de Todos-os-Santos.
“A tendência é que, com a finalização das obras no Porto de Salvador, que visam aumentar a capacidade logística, o início da dragagem no Porto de Ilhéus e o início, já no primeiro trimestre deste ano, das novas operações dos arrendatários no Porto de Aratu, os números de movimentação e operação continuem em crescimento, reforçando a importância estratégica dos portos baianos para o desenvolvimento econômico do país”, ressaltou o diretor-presidente Antonio Gobbo.