domingo 12 de maio de 2024
Rodrigo Pacheco e Simone Tebet, principais candidatos à presidência do Senado — Foto: Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Cobiçada por PSD e MDB, primeira vice-presidência do Senado vira alvo de disputa
domingo 31 de janeiro de 2021 às 17:50h

Cobiçada por PSD e MDB, primeira vice-presidência do Senado vira alvo de disputa

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com a eleição para a presidência do Senado praticamente resolvida, e antes mesmo da confirmação do favorito Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no cargo, as duas maiores bancadas partidárias voltaram as atenções para a primeira vice-presidência da Casa.

MDB, com 15 senadores, e PSD, com 11, cobiçam a indicação para a vaga. Além do presidente, a Mesa Diretora do Senado é composta por dois vices e quatro secretários.

O novo líder do PSD, senador Nelsinho Trad (MS), eleito pela bancada por unanimidade neste domingo, afirma que o MDB não faz parte do bloco de Rodrigo Pacheco e ainda está dividido. Já o PSD está com o candidato do DEM desde o início e tem a maior bancada entre as siglas que o apoiam.

“A disputa pela primeira vice é legítima, um degrau depois da eleição do presidente. Somos a maior bancada de apoio ao senador Rodrigo Pacheco e, se no próprio MDB não há acordo, fica difícil o PSD abrir mão. É uma posição do partido e, como líder, sou o mensageiro”, afirma Trad.

O tema foi deliberado pela bancada do PSD na reunião deste domingo. A maioria do partido foi contra ceder a vaga ao MDB e defendeu o nome do senador Lucas Barreto (PSD-AP) para a primeira vice.

Depois de abandonar oficialmente a candidatura de Simone Tebet, o MDB passou a tentar garantir a proporcionalidade na Mesa Diretora da Casa.

Em um movimento para compor com a maior bancada do Senado e evitar desgaste com os emedebistas após a eleição, Pacheco chegou a sondar o senador Veneziano Vital do Rêgo, recém-filiado ao MDB, para a vice-presidência.

Mas o MDB, outra vez, se dividiu. Os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), também entraram na disputa pela vaga.

Veja também

Governo abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para o Rio Grande do Sul

O governo federal publicou na noite de sábado (11) em edição extra do Diário Oficial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas