sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reginaldo Ipê / CMS
Home / POLÍTICA / CMS discute participação de mulheres negras no Carnaval
segunda-feira 4 de novembro de 2019 às 19:07h

CMS discute participação de mulheres negras no Carnaval

POLÍTICA


Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas mulheres negras à frente dos blocos carnavalescos, o vereador Silvio Humberto (PSB) conduziu a audiência pública “Mulheres Negras no Carnaval de Salvador”. O debate foi realizado na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Edifício Bahia Center, anexo da Casa.

“Entre outros aspectos, a ideia é reforçar que o Carnaval, além de ser um espaço de alegria, também é um espaço que reproduz desigualdades e que o racismo não tira férias, vai de janeiro a dezembro. Então, o objetivo de juntar essas mulheres aqui é dar visibilidade e para que, a partir dessa audiência, possamos pensar políticas públicas para reduzir as desigualdades das quais elas mulheres são vítimas”, destacou o vereador Silvio Humberto, que requereu a atividade.

A gestora do bloco de Koriaecan, Elisangela Silva, pediu reconhecimento ao trabalho realizado pelos blocos de matriz africana. “O bloco é como se fosse nosso filho. Pensamos Carnaval de janeiro a janeiro”, disse. Outro ponto destacado por Elisangela foi a questão tributária, uma vez que, segundo ela, são altos os custos para levar o bloco às ruas. “Muitas vezes, o trabalho é feito o ano inteiro e o bloco não sai no Carnaval por dificuldade financeira. Por isso, propomos que a Prefeitura e a Câmara pensem numa forma de conceder isenções”, sugeriu.

Também participaram da audiência pública e compuseram a mesa a gestora do bloco Aspiral do Reggae, Jussara Santana, a vice-presidente da banda Didá, Andréia Souza, o representante do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), Jairo Pessoa, a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Rita Santos, e a advogada representante do bloco A Mulherada, Mônica Kalile.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!