Em meio à festa dos Jogos Olímpicos, esportistas e ex-atletas já sem tanto destaque em suas respectivas modalidades optaram por uma nova disputa: a eleitoral. A lista de candidatos já confirmados em São Paulo que já brilharam em quadras e ringues tem megaestrelas do vôlei e também um lutador. As informações são do jornal, O GLOBO.
Tandara Caixeta, de 35 anos, está concorrendo a vereadora na cidade São Paulo pelo PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A atleta, que está impedida de atuar profissionalmente até 2025 após ser flagrada em um teste antidoping com a substância ostarina durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, anunciou sua candidatura recentemente nas redes sociais.
“Aceitei este desafio com o coração cheio de propósito: ser candidata a vereadora. Acredito que vamos transformar a nossa cidade para todos. Juntos, vamos trabalhar incansavelmente por São Paulo”, escreveu. Tandara foi medalhista de ouro com a seleção brasileira nos Jogos de Londres, em 2012, e conquistou vários outros prêmios coletivos eindividuais ao longo da carreira.
Também em São Paulo, mas em Praia Grande, no litoral, outra estrela das quadras vai se arriscar nas urnas. Ex-central da seleção brasileira, Rodrigão do Vôlei, como se apresenta hoje, filiou-se ao PSD e é candidato a vice-prefeito na chapa de Alberto Mourão (MDB).
Nas redes sociais, Rodrigão expressou o entusiasmo: “Vamos juntos por uma Praia Grande cada vez melhor”. Assim como Tandara, ele também uma medalha de ouro olímpica em Atenas (2004), além de duas de prata (2008, em Pequim, e 2012, em Londres).
Ex-lutador do UFC, Felipe Sertanejo também concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. Ele se filiou ao PL e, há algumas semanas, se reuniu com Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira, seus correligionários. “Nosso eterno presidente” e “futuro presidente”, disse em referência aos aliados, respectivamente.
No UFC, Felipe realizou ao todo 12 lutas, com cinco vitórias, seis derrotas e um empate. Em 2018, ele anunciou a aposentadoria do MMA. Quatro anos depois, o ex-lutador participou do reality show “A fazenda”, da Record.
Tanto Tandara quanto Sertanejo tiveram as postulações à Câmara confirmadas na convenção do PL. O prazo final para a oficialização das candidaturas é 5 de agosto, e até lá novos atletas podem surgir como aspirantes a cargos políticos em São Paulo e pelo Brasil.