Cinco parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) estão concorrendo a cargos eletivos nas próximas eleições de outubro. Caso seja eleito e decida assumir, por exemplo, o cargo de prefeito, o legislador deve renunciar ao posto na Alba para assumir o Executivo municipal. A renúncia ao mandato no Parlamento abre vaga para quem ficou na suplência nas eleições de 2022.
A deputada Cláudia Oliveira (PSD) é candidata à Prefeitura de Porto Seguro pela coligação “O futuro em nossas mãos”, que reúne os partidos PSD/PSB/SOLIDARIEDADE/MOBILIZA/PODEMOS/PP/PRTB.
Em Bom Jesus da Lapa, o deputado Eures Ribeiro (PSD) tenta retornar ao Executivo municipal pela coligação “A volta do trabalho”, integrada pelos partidos PSD/PP/REPUBLICANOS/MDB/PSB/UNIÃO.
Já em Feira de Santana, o deputado Pablo Roberto, do PSDB, concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito José Ronaldo (UB). A coligação “O amor sempre vence” é composta pelos partidos UB/Federação PSDB-CIDADANIA/REPUBLICANOS/PDT/PL/PRD/DC/PRTB/MOBILIZA/PMB/SOLIDARIEDADE.
O deputado Pancadinha (SD) é candidato a prefeito da cidade de Itabuna pela coligação “A vez do povo”. O grupo é formado pelos partidos SOLIDARIEDADE/MDB/PRD/DC/UNIÃO/MOBILIZA.
Na Região Metropolitana de Salvador, no município de Dias d’Ávila, o deputado Raimundinho da JR (PL) é candidato à prefeitura. A coligação “Renovação de verdade” reúne PL/SOLIDARIEDADE/AGIR/PSD.
Suplências
Os candidatos a deputado estadual nas eleições de 2022 que ficaram na suplência estão de olho nestas movimentações dos legisladores da Alba. Em caso de eleição de um parlamentar, o suplente será acionado para assumir uma cadeira no Legislativo baiano.
No PSD, que tem Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira nas eleições, a primeira suplente é a ex-deputada Jusmari Oliveira, atual secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Em 2022, ela obteve 44.640 votos. O segundo suplente do partido é Marcone Amaral Costa Júnior, que conquistou 32.917 votos. Ex-jogador de futebol, Marcone Amaral foi prefeito de Itajuípe por dois mandatos. Como atleta, defendeu times como Vitória, Venezia, Vila Nova, Estrela do Norte, União Barbarense, Marília, Al Shamal, Al Gharafa, El Jaish, Al Rayyan e Al Arabi.
Na eventual eleição de Pablo Roberto para vice-prefeito de Feira de Santana, a Federação PSDB/Cidadania tem como primeiro suplente o ex-vereador de Salvador e ex-deputado Paulo Câmara, que obteve 53.680 sufrágios em 2022.
Em caso de eleição de Pancadinha na corrida pela prefeitura de Itabuna, o suplente é o ex-deputado Ewerton Carneiro da Costa, conhecido como Pastor Tom. Ele teve 26.403 votos nas eleições para deputado estadual.
Se Raimundinho da JR for eleito prefeito de Dias D’Ávila pelo PL, o primeiro suplente da legenda é Anacleto França Silva, o Coronel França, que teve 33.207 votos no último pleito.