quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Cientistas japoneses constroem o primeiro satélite de madeira do mundo
quarta-feira 29 de maio de 2024 às 13:53h

Cientistas japoneses constroem o primeiro satélite de madeira do mundo

NOTÍCIAS


Uma equipe de cientistas japoneses construiu o primeiro satélite de madeira do mundo, que será enviado ao espaço em setembro em um foguete da SpaceX.

O artefato é um pequeno cubo de dez centímetros de aresta desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kyoto e da madeireira Sumitomo Forestry.

Foto: Divulgação

Seus criadores calculam que o satélite queimará completamente ao entrar novamente na atmosfera, o que pode ser uma forma de reduzir a geração de resíduos metálicos quando esses dispositivos retornam à Terra.

Essas partículas metálicas podem ter efeitos negativos para o meio ambiente e as telecomunicações, afirmaram os responsáveis pelo projeto ao apresentarem a sua criação na terça-feira (28).

Foto: Divulgação

“Os satélites que não são feitos de metal deveriam se generalizar”, disse Takao Doi, astronauta e professor da Universidade de Kyoto, em entrevista coletiva.

O satélite, feito de madeira de magnólia, será entregue à agência espacial japonesa Jaxa na próxima semana.

Em setembro, um foguete da SpaceX irá transportá-lo até a Estação Espacial Internacional (ISS), de onde será lançado ao espaço para testar sua resistência e durabilidade.

“Os dados serão enviados do satélite para pesquisadores, que poderão verificar se há sinais de estresse e se o satélite pode suportar as grandes mudanças de temperatura”, disse uma porta-voz da Sumitomo Forestry à AFP nesta quarta-feira.

Veja também

Arthur Lira anuncia comissão para discutir PL sobre aborto no segundo semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta terça-feira (18) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!