Seminário da Safernet e do Governo Britânico debate a educação em cidadania digital
A Safernet e a Embaixada do Reino Unido no Brasil realizam dia 29 de novembro, em Brasília, o seminário “Educação que transforma: políticas públicas e formação para a cidadania digital”, que discutirá como a educação para o uso seguro e consciente da internet traz benefícios não apenas para quem recebe essa formação nas escolas, mas para toda a sociedade.
As organizações são parceiras no projeto da Disciplina de Cidadania Digital, lançado em fevereiro deste ano e que já beneficia quase 11 mil estudantes de ensino fundamental e médio, de 151 escolas, em 12 estados e 116 municípios brasileiros.
No segundo semestre, o projeto lançou um curso EAD para professores, para que educadores conheçam a disciplina e seu caderno de aulas. No momento, o curso tem 1116 profissionais de educação matriculados em todo o país. O projeto conjunto da Safernet e do governo do Reino Unido integra o Programa de Acesso Digital, uma iniciativa britânica implementada em vários países do mundo. No Brasil, o projeto da Disciplina de Cidadania Digital foi iniciado em 2021 com objetivo de contribuir para a segurança cibernética de adolescentes e professores do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da educação, apoiando escolas e redes de ensino.
Na disciplina, a Safernet apoia diretamente os professores, que fazem um curso de formação e recebem um caderno de aulas completo com atividades que podem ser realizadas com estudantes.
“O uso seguro da internet é fundamental, principalmente devido ao grande aumento no uso de internet por crianças e adolescentes. A parceria com a Safernet Brasil tem se mostrado importante para que o uso seguro e consciente das tecnologias seja parte da educação dos adolescentes, contribuindo para um ambiente online mais seguro para todos e para o desenvolvimento responsável das tecnologias digitais”, afirma Melanie Hopkins, Vice-Embaixadora do Reino Unido no Brasil.
Durante o evento, que será realizado na Embaixada do Reino Unido, em Brasília, serão discutidos com especialistas da sociedade civil e academia, representantes de secretarias de educação, educadores e formuladores de políticas públicas, estratégias para que a segurança e a cidadania digital se tornem parte permanente das agendas na educação e direitos humanos. O evento tem vagas limitadas para convidados e a imprensa pode se credenciar. O seminário poderá ser acompanhado ao vivo no Youtube da Safernet Brasil.
“Esta iniciativa dialoga diretamente com a realidade das escolas brasileiras. Ciberbullying, exposição de conteúdos íntimos e golpes online são alguns dos tópicos que a Safernet mais recebe pedidos de apoio em seu Canal de Ajuda, e o número de novas denúncias com imagens de abusos e exploração sexual infantil na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos aumentou quase 79% nos primeiros dez meses de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. É urgente que as redes de ensino e as escolas recebam apoio para que a competência geral da Base Nacional Comum Curricular que trabalha a cultura digital e o uso consciente e seguro das tecnologias seja uma realidade na sala de aula. Os resultados da disciplina têm sido muito promissores, com adolescentes e professores preparados para lidar com segurança, privacidade, educação midiática, bem-estar, saúde emocional e prevenção a violências online”, explica Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.
Painéis temáticos
Após a abertura do evento, às 9h, com falas da Vice-Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, e do presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares, o seminário terá cinco painéis temáticos.
Às 9h30, representantes da Secom da Presidência da República, do Ministério da Educação e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania participarão do Painel 1: “Cidadania digital como agenda nacional: ampliando e integrando esforços para a educação e os direitos humanos”.
O painel 2 começará às 10h30 e tratará do tema: “Fortalecendo uma cultura de segurança e cidadania digital nas redes de ensino”. Este bloco trará gestores de educação de Santa Catarina e Minas Gerais, respectivamente, estados nos quais a disciplina de Cidadania Digital está presente em 72 escolas.
Às 11h50, no Painel 3, “Educação que transforma: experiência de professores”, três professores, de Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia, trocarão informações de boas práticas com a disciplina em sala de aula.
O Painel 4, às 14h20, “Educação para cidadania digital como estratégia de prevenção à criminalidade cibernética” trará representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública para debater sobre como a cidadania digital em sala de aula contribui na prevenção de crimes cibernéticos.
Por fim, às 15h20 começa o Painel 5: “Conectividade significativa e habilidades digitais: caminhos para a inclusão”, no qual representantes da Anatel e do Ministério das Comunicações e um acadêmico tratarão sobre a importância das habilidades digitais para o uso consciente e crítico das tecnologias.
Sobre a Safernet
A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital.
Embaixada do Reino Unido
A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.