sábado 23 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Chromebooks começam a ser entregues em escolas da rede municipal de Camaçari
quinta-feira 15 de agosto de 2019 às 06:15h

Chromebooks começam a ser entregues em escolas da rede municipal de Camaçari

NOTÍCIAS, RMS


A adesão ao projeto Google for Education começa a ser consolidada em Camaçari. Para fazer uso da plataforma G-Suite for Education, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), deu um importante passo e iniciou o processo de aquisição e distribuição dos Chromebooks (computadores portáteis) nas unidades escolares. Uma coletiva de imprensa marca a entrega simbólica dos equipamentos e acontece nesta quinta-feira (15/8), às 14h, na Escola Virgínia Reis Tude, no bairro Verdes Horizontes, primeira unidade a receber o material. Na sequência, a requalificação estrutural realizada na unidade de ensino será formalmente entregue à comunidade.

Inicialmente, os aparelhos serão direcionados a 15 unidades de ensino, entre sede e Costa do município. Além da primeira contemplada, vão ser beneficiados na sede, o Centro Educacional Paulo Freire, Colégio São Tomaz de Cantuária, Centro Educacional Anísio Teixeira, e as escolas municipais do Natal, Joana Angélica, Sônia Regina de Souza e Zumbi dos Palmares. Na orla, a princípio, o projeto atenderá as escolas municipais Eliza Dias de Azevedo, Coqueiro de Arembepe, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca, além dos centros educacionais Tancredo Neves e Senhor dos Passos.

Nesse primeiro momento, vão ser distribuídos cerca de 500 aparelhos. Os Cromebooks são destinados aos estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano escolar) e II (6º ao 9º) e uma quantidade ficará à disposição dos professores para planejamento. Cada aluno terá uma conta de acesso, assim os mesmos computadores poderão ser usados por vários estudantes.

Os Chromebooks vão ser utilizados como um material de suporte e poderão ser usados em sala de aula, desfazendo assim a ideia de laboratórios fixos, com potencial para ampliar as diversas linguagens, promovendo a quebra de barreira entre conhecimento e espaço físico. De acordo com a Seduc, a implementação do projeto visa promover o uso de ferramentas que potencialize o protagonismo estudantil e favoreça a elaboração de conteúdos voltados para a realidade das comunidades, fortalecendo a política do conhecimento para além dos muros da escola.

Os computadores portáteis viabilizam a utilização da plataforma G-Suite for Education, que compreende um conjunto de aplicativos capazes de promover a integração entre tecnologias digitais e a educação. Os serviços do G-Suit constituem a principal oferta educacional da Google (Google for Education) e incluem o Gmail (englobando o Inbox by Gmail), Google Agenda, Google Sala de Aula, Contatos, Google Drive, Documentos, Formulários, Planilhas e apresentações do Google, Grupos do Google, Google sites, Google Talk/hangouts e Vualt.

A adesão ao projeto Google for Education representa um esforço conjunto para melhorar e transformar a experiência de ensino dos milhares de estudantes da rede municipal. A projeção é que o projeto alcance 100% das turmas do nível fundamental até 2020, o que corresponde a contar com o serviço em 69 escolas da rede.

Requalificação

Com o objetivo de garantir estrutura adequada para os estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), está realizando intervenções em algumas escolas e uma delas é a Escola Virgínia Reis Tude. Dentre as intervenções realizadas estão: reforma de esquadrias, troca de grades, assentamento de azulejos nos banheiros, rede de drenagem, limpeza de forro, limpeza de azulejo, troca dos bebedouros e cravejamento do telhado.

Além disso, também está sendo instalada uma rampa de acesso na área de recreação; recuperação de canaleta e substituição de grelhas; pintura das grades; e pintura da quadra e do piso da área de recreação.

Veja também

Por que se diz que eleição no Uruguai é ‘a mais chata’ do mundo neste ano (e por que isso é invejável)

Esqueça os protestos contra o sistema e os alertas de ameaças à democracia que circulam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!