Os orientais irão construir a ponte Salvador-Itaparica e querem participar ainda mais como obras de rodovias, portos e energia da Bahia
Investidores estrangeiros, com especial participação dos chineses, estão entre os interessados no leilão das obras do trecho número 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que irá ocorrer neste mês de abril. A gestão da linha férrea atrai também operadores logísticos nacionais, como a VLI, formada pela Vale, Mitsui, FI-FGTS, Brookfield e BNDES.
Segundo a coluna Tempo Presente do A Tarde, eles se preparam ainda para os lances definitivos, a serem conhecidos no dia 8 de abril, a empresa Rumo, do grupo Cosan, além da Bahia Mineração (Bamin), animada pela concessão federal para operar o Porto Sul, em Ilhéus, embora o leilão corra risco de acordo com o jornal de sofrer boicote.
“Não nos curvaremos aos interesses obscuros de grupos empresariais que tentam manipular a opinião pública e prejudicar o leilão da Fiol”, denunciou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Antônio Henrique Junior (PP).
Segundo o parlamentar e grupos atentos à possibilidade de destravar o projeto da ferrovia, adversários da Bahia trabalham para retardar a realização do leilão, utilizando-se de argumentação falaciosa.