quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / China revela torre eólica de 262 metros de diâmetro
quarta-feira 14 de fevereiro de 2024 às 14:42h

China revela torre eólica de 262 metros de diâmetro

MUNDO, NOTÍCIAS


China revela inovadora pá de turbina eólica de 15 MW: um dos maiores equipamentos do mundo com impressionante diâmetro de 262 metros.

A SANY Renewable Energy, empresa da China especializada na produção de turbinas eólicas, anunciou recentemente a produção de uma nova pá de turbina eólica terrestre chamada de SY1310A, sendo considerada uma das maiores do mundo. Com impressionantes 130 metros de comprimento, este componente foi concluído em janeiro deste ano, trazendo um novo marco na indústria de energia eólica.

Nova pá de turbina eólica conta com diâmetro de 262 metro

A revelação desta inovação para o segmento de energia eólica aconteceu durante a exposição China Wind Power 2023, realizada em Pequim, na China, onde o equipamento eólico da SANY foi exibido ao público pela primeira vez.

Produzida pela empresa, a peça saiu de linha de produção no dia 21 de janeiro. Esses gigantes da energia eólica contam com um diâmetro que se estende por 262 metros, cerca do equivalente a três campos de futebol juntos.

Além de seu tamanho impressionante, a nova pá de turbina eólica promete ser mais robusta e leve que outras de sua categoria, podendo resistir a até mesmo condições climáticas extremas, de acordo com a SANY.

Foto: Divulgação

Para garantir a durabilidade e desempenho da nova turbina de energia eólica, a empresa usou tecnologia de ponta e design de alto desempenho em cada aspecto da nova pá de turbina eólica. O aerofólio, a seção transversal da lâmina da pá, foi especialmente projetado para otimizar a eficiência aerodinâmica. Os processos de fabricação incluem o uso de robótica para um corte preciso de fibra de vidro, além de uma técnica exclusiva para a produção de grandes lâminas compostas.

Nova pá eólica gera 15 MW

Esta inovadora pá de energia eólica será inicialmente instalada em uma unidade de energia de 15 MW da própria empresa. De acordo com a Wood Mackenzie, os pedidos de turbinas eólicas no mercado chinês permaneceram consistentes com os números do ano passado, totalizando 44 GW no primeiro semestre do último ano.

É notável que os projetos eólicos onshore representaram 40,1 GW, marcando um crescimento de 8% em relação ao último ano. A demanda foi particularmente forte nas regiões do norte da China, onde grandes parques eólicos contribuíram para mais da metade dos novos pedidos de energia eólica onshore.

As empresas regionais de energia foram ativas no desenvolvimento desses projetos de parques eólicos, e as empresas com alto consumo de energia também estão adotando cada vez mais soluções de energia eólica para alimentar suas operações de forma sustentável.

A participação de mercado da SANY tem aumentado constantemente ao longo dos anos, posicionando a empresa entre as dez maiores do mundo e as cinco maiores da China em termos de fabricação de turbinas eólicas.

China liga a maior turbina eólica do mundo

A empresa China Three Gorges Energy anunciou em julho do último ano a ligação da primeira turbina eólica do mundo com capacidade de 16 MW.

A altura da torre desta instalação offshore chega a 152 metros, que é quase a altura de um prédio residencial convencional de 50 andares. A nova pá de turbina eólica terá capacidade para suportar rajadas de vento de quase 290 km/h e fornecer energia limpa para até 36 mil residências da China.

Cada uma das pás instaladas conta com 123 metros de comprimento e o peso total das pás é de 54 toneladas e o peso da sala de máquinas com o gerador no topo da torre é de 385 toneladas. Em uma revolução, as pás desse equipamento traçam um círculo no ar com uma área de aproximadamente 50 mil m².

Veja também

Número de apreensões de arma de fogo cresce 28% no Brasil em 2023

Nos primeiros 16 meses da atual gestão do Governo Federal, 13,3 mil armas ilegais foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!