Pela primeira vez na história, a China substituiu a Alemanha como o maior mercado único de importação do Reino Unido, com um aumento de 66% desde o início de 2018, chegando a £ 16,9 bilhões (R$ 127.710 bi) no 1º trimestre de 2021.
Já as importações da Alemanha, segundo informações divulgadas pelo The Guardian nesta terça-feira (25), caíram um quarto no mesmo período, passando para £ 12,5 bilhões (R$ 94,40 bi).
Segundo o Poder 360, a China foi a primeira grande economia a se recuperar da pandemia e o único país a alcançar crescimento no comércio global no ano passado. As importações para o Reino Unido também cresceram devido ao aumento da demanda por produtos elétricos chineses durante a quarentena.
A Alemanha era o mercado de importação mais dominante do Reino Unido desde o início dos registros modernos em 1997, com exceção de 6 meses no final de 2000 e no início de 2001, quando o maior importador foi os Estados Unidos. As importações estão em declínio desde abril de 2019, coincidindo com a incerteza do Brexit e datas anteriores de saída da UE. A pandemia da Covid-19 também afetou a produção e as exportações de automóveis alemães em todo o mundo.
Reino Unido e União Europeia
Os números também mostraram que o comércio do Reino Unido com a UE caiu quase um quarto no início de 2021 em comparação com 3 anos antes, quando as interrupções do Brexit e da covid-19 afetaram as exportações.
O comércio total de bem – que inclui importações e exportações – com os países da UE caiu 23,1% nos primeiros 3 meses do ano, em comparação com o 1º trimestre de 2018, antes do início da pandemia e antes que a incerteza do Brexit se tornasse acentuada.
O comércio com países fora da UE caiu apenas 0,8% no mesmo período, uma tendência que refletiu o impacto dos novos controles de fronteira sobre as exportações para o continente com o acordo feito no Brexit entre o governo britânico e Bruxelas.
Em um relatório publicado para avaliar o impacto da pandemia e do Brexit no comércio, o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico disse que havia evidências de interrupção no início da nova relação comercial, uma vez que a atividade em torno dos portos caiu e os exportadores do Reino Unido enfrentaram dificuldades com a nova papelada.
As exportações para a Irlanda sofreram o declínio mais acentuado entre os principais parceiros do Reino Unido, enquanto as quedas também foram consistentes na Alemanha, França e Holanda.
O primeiro-ministro, Boris Johnson, afirmou que a interrupção do comércio da UE se deve a “problemas iniciais” de curto prazo, que podem ser superados com o tempo, à medida que ambos os lados se adaptarem à nova relação comercial.
No entanto, os líderes empresariais dizem que o Brexit vem com custos permanentemente mais altos, com consequências para a economia britânica em geral.
De acordo com o relatório, o número de empresas que relataram o Brexit como seu principal desafio aumentou no início de 2021 – substituindo a covid-19.