Uma fábrica pioneira para a produção de carros voadores começou a ser construída neste último domingo (27) em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China.
Encomendada pela XPENG AEROHT, a filial da fabricante de veículos elétricos XPENG para carros voadores, a base de fabricação é apresentada como “a primeira instalação de produção em massa do mundo para carros voadores”.
A primeira fase da fábrica, cobrindo uma área de 18 hectares, é dedicada à produção do módulo aéreo para o carro voador modular “Land Aircraft Carrier”, com capacidade anual projetada de 10 mil unidades, segundo a empresa.
O “Land Aircraft Carrier”, que completou seu voo de teste tripulado em setembro, está programado para iniciar as pré-vendas até o final do ano, de acordo com Zhao Deli, fundador da XPENG AEROHT.
Guangzhou está entre um número crescente de cidades chinesas ansiosas para explorar a crescente economia de baixa altitude. Seu distrito de Huangpu abriga mais de 50 empresas dedicadas a esse setor, abrangendo desenvolvimento, fabricação e aplicação, observaram as autoridades.
A capital chinesa, Beijing, também planeja hospedar mais de 5 mil empresas na economia de baixa altitude até 2027 e expandir seus cenários de voo de baixa altitude, incluindo resgate de emergência e entrega expressa.