A China aumentou a pressão sobre os 8.700 executivos de banco de investimento do país. Depois de serem forçados a aceitar grandes cortes salariais e aderir a outras medidas de cortes de gastos sob a campanha de prosperidade comum do presidente Xi Jinping, os executivos do setor financeiro do país estão agora na mira do combate à corrupção.
Pelo menos três executivos de diferentes instituições financeiras foram detidos pelas autoridades chinesas desde agosto, gerando nervosismo no setor. Um deles, da corretora Haitong Securities, fugiu do país e foi preso no exterior há cerca de duas semanas, antes de ser repatriado para a China em um incidente amplamente divulgado na mídia estatal.
Várias instituições financeiras estatais, sob orientação de reguladores, pediram recentemente a muitos de seus banqueiros de investimento que entregassem seus passaportes e pedissem permissão para qualquer plano de viagens pessoais e de negócios, segundo fontes.
Alguns funcionários foram informados de que os reguladores estão examinando ofertas públicas iniciais e outras atividades de captação de recursos, e que os banqueiros podem ser chamados para interrogatório a qualquer momento, disseram as fontes.
Na China, estatais costumam manter os passaportes de seus executivos seniores e oficiais do Partido Comunista. É incomum que empresas estendam essa exigência a funcionários de escalão inferior e funcionários juniores, como no caso da Haitong e outras. A Haitong não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
As detenções de executivos de investimentos e as investigações regulatórias também estão levantando questões sobre o futuro do setor de corretagem de US$ 1,7 trilhão da China e das atividades do mercado de capitais doméstico, que já desaceleraram drasticamente. As instituições financeiras estatais da China têm limitado o salário anual para funcionários seniores em 2,9 milhões de yuans (US$ 400 mil).
“Todas essas repressões e restrições prejudicarão o moral dos trabalhadores financeiros”, disse Shen Meng, diretor do banco de investimentos Chanson & Co., sediado em Pequim. Mas se os problemas puderem ser erradicados, então a indústria poderá ter um desempenho melhor no futuro, acrescentou. Shen disse que o objetivo das autoridades é “mudar profundamente a distribuição dos lucros em toda a indústria financeira”.