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Chevrolet Silverado: um gigante sobre quatro rodas, mede quase 6 metros de comprimento - Fotos: Divulgação
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quinta-feira 27 de junho de 2024 às 07:05h

Chevrolet Silverado: um transatlântico do asfalto para você se sentir nos EUA

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Antes de tudo, precisei “resetar” a mente, pois estava acostumado com a S10 quer havia acabado de testar, e as dimensões superlativas da Silverado exigem uma dose adicional de atenção nas manobras ou mudanças de faixas, sobretudo com motociclistas. Afinal, este transatlântico sobre quatro rodas mede quase 6 metros de comprimento, ficando entre as “picaponas” da Ford (5,884 m) e da Ram (5,916 m).

– Foto: Divulgação

O nome Silverado ficou marcado de modo positivo e forte entre os brasileiros, mas agora estou a bordo de uma caminhonete inteiramente distinta daquela que foi comercializada por aqui há cerca de duas décadas.

• A posição de dirigir é obviamente elevada e (muito) confortável, e é ajustada rapidamente por comandos elétricos nos bancos – que são aquecíveis e ventilados.

• A caminhonete é imponente – nenhum motorista se atreve a tentar disputar espaços com ela – e, lá de cima, pode-se enxergar bem o caótico trânsito de São Paulo.

A lista de equipamentos de série vai longe:
• teto solar,
• carregador por indução,
• coluna de direção com ajuste elétrico,
• ar-condicionado bizona,
• som Bose, head-up display,
• retrovisor interno por câmera,
• visão 360º,
• e banco traseiro aquecível.

Só faltou a tampa traseira Multi-Flex, que funciona como prolongador ou serve como degrau para acessar a caçamba com capacidade para 1.781 litros ou 716 quilos (na F-150, 1.370 litros e 681 quilos; na Ram, 1.200 litros, mais 107 em cada “Box”, e 528 quilos).

Para compensar, a tampa dela pode ser aberta ou fechada pela chave e o estribo lateral tem um motor elétrico e recua automaticamente, com um toque na lateral, para ajudar a acessar o “porta-malas” da Silverado.

Mas há um item esteticamente controverso: os retrovisores externos gigantes, pensados para o reboque de trailers. De fato asseguram excelente visibilidade lateral, apesar de inicialmente confundirem os olhos devido à divisão em duas partes, mas são feios.

 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação

Nas fotos externas, os retrovisores exagerados causam estranheza. Acima, o teto solar e um porta-objetos “dentro” do encosto do banco traseiro – cujo assento pode ser levantado, como nos Honda City Hatch e Fit, para abrir espaço para tábuas e objetos mais altos. Os bancos dianteiros contam com ventilação e também aquecimento

Motor

• Os motores V8 são tradição dos norte-americanos, e é claro que esta Chevrolet Silverado tem um deles: o 5.3 da família Ecotec, naturalmente aspirado, é acoplado ao câmbio automático de dez marchas – o mesmo da concorrente Ford F-150 e do Mustang, mas com calibração diferente e trocas sequenciais por aletas no volante.

• São 360 cv e 519 Nm, que garantem boa desenvoltura à gigante. E recomendamos desconsiderar os números da ficha técnica, pois, como em muitos modelos, eles não mostram tudo: o que importa é a experiência de condução.

• O ronco é borbulhante, e, ao pressionar o pedal do acelerador com o câmbio em P (Parking), a carroceria sacode como nos muscle cars americanos.

• O motor oito cilindros é igual ao do Camaro e, embora com menos potência e torque do que oferecem Ford F-150 (405 cv e 556 Nm) e Ram 1500 (400 cv e 556 Nm), o conjunto muito bem acertado possibilita ganhar velocidade rapidamente e fazer ultrapassagens seguras.

Condução

Fácil de conduzir, a picape tem modos de condução Normal, Off-road e Esporte, que mudam a entrega do desempenho. Além disso, há um sistema de desativação de cilindros que permite rodar em boa parte do tempo com quatro cilindros. Em nossa avaliação rodoviária, o computador de bordo indicou médias acima de 12 km/l. Excelentes, considerando o peso de 2,5 toneladas e a potência.

As suspensões têm arquitetura com braços sobrepostos na dianteira e com eixo rígido e feixes de molas na traseira, proporcionando conforto e uma condução bem macia. Elas filtram muito bem as irregularidades do piso na cidade e na terra, mas, em velocidades mais altas, a carroceria oscila ligeiramente, principalmente ao se passar por remendos no asfalto.

Já as rodas com aro 20” calçam pneus 275/60 e a tração é predominante traseira, com opções 4×4, 4×4 com reduzida ou 4×4 integral (controla automaticamente a distribuição entre os eixos).

Ainda para encarar o fora-de-estrada, os amortecedores foram desenvolvidos para esse tipo de piso e os ângulos de ataque e de saída são de 24,8º e 21,6º, respectivamente. O vão livre do solo, entretanto, podia ser maior: são apenas 24,3 cm, contra mais de 30 em uma Toyota Hilux.

 – Foto: Divulgação
 – Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O painel é bem ao gosto do norte-americano, com madeira e couro e um ótimo acabamento. Entre outros mimos, a direção conta com ajustes elétricos. Acima, o cluster digital, rico em informações e fácil de usar, e a alavanca de câmbio tipo joystick, com formato diferente.

Acima, a câmera que mostra como a carga se comporta na caçamba – Foto: Divulgação

Chevrolet Silverado High Country

Preço básico R$ 529.900
Carro avalidado R$ 529.900

Motor: oito cilindros em V 5.3, 16V, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, desativação de cilindros
Combustível: gasolina
Potência: 360 cv a 5.600 rpm
Torque: 518 Nm a 4.100 rpm
Câmbio: automático sequencial, dez marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e eixo rígido (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: 4×2 (traseira) ou 4×4, modo 4×4 A (pra asfalto), reduzida
Dimensões: 5,913 m (c), 2,063 m (l), 1,945 m (a)
Entre-eixos: 3,745 m
Pneus: 275/60 R20
Caçamba: 1.781 litros
Peso: 2.505 kg
Tanque: 91 litros
0-100 km/h: 7s4 Vel. máxima: 180 km/h (limitada)
Consumo na cidade: 6,0 km/l
Consumo na estrada: 7,2 km/l
Nota do Inmetro: E (Picape)

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