sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / CGU participa de seminário sobre transparência e controle social
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 15:54h

CGU participa de seminário sobre transparência e controle social

NOTÍCIAS


A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, em Brasília (DF), do seminário “Transparência em Foco: Controle & Participação Social”, promovido pela Atricon em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). O evento debateu transparência pública e controle social, mecanismos de estímulo à ampliação da disponibilização de dados pelo Poder Público e compatibilização entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

A diretora de Recursos e Acesso à Informação, Danielly Gontijo, falou sobre os conflitos entre LAI e LGPD, elencando as ações da Controladoria para harmonizar as duas normas de forma a garantir o direito de acesso à informação e o direito da privacidade. Ela explicou que muitas vezes os pedidos são negados com base na existência de informações pessoais, fazendo com que a CGU analise se aquela informação pessoal é restrita ou é uma informação pública. Também falou sobre os dois enunciados sobre o tema: nº 4/2022 e nº 12/2023.

O diretor de Governo Aberto e Transparência da CGU, Otávio Neves, participou do painel “Desafios para o Incremento da Transparência Pública”. Na oportunidade, destacou que “uma informação que é publicada, mas que ninguém usa, não gera resultados, não gera transformações no Estado. É a partir da apropriação dessa informação, seja pelo pesquisador, pela organização de controle social, seja pelo cidadão, que a informação produz resultados”.

Já a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anjuli Tostes, integrou o painel sobre mecanismos para a ampliação da participação cidadã, ocasião em que incentivou os presentes a refletirem sobre o conceito de democracia e a importância do exercício da soberania popular. Ela citou a pesquisa realizada pela CGU para saber quais eram as necessidades de capacitações para o controle social, em que quase mil pessoas responderam. Dessas, 62% eram mulheres, 55% pessoas negras e mais da metade integravam movimentos sociais. Com isso, chamou a atenção para o fato de que existem pessoas interessadas em fazer parte da construção coletiva das decisões políticas, mas que não estão nos espaços de poder.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!