quinta-feira 21 de novembro de 2024
Alcolumbre: domínio sobre parte dos recursos pelo presidente da CCJ fortalece seu grupo político e reforça campanha para voltar ao comando do Senado — Foto: Pedro França/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / CCJ do Senado aprova PL que dificulta cobrança de contribuição sindical
quinta-feira 6 de junho de 2024 às 09:16h

CCJ do Senado aprova PL que dificulta cobrança de contribuição sindical

NOTÍCIAS


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei que dificulta a cobrança da contribuição assistencial por parte dos sindicatos de trabalhadores. A proposta foi aprovada em caráter terminativo e, caso os senadores apresentem recurso para levar ao plenário, segue direto para a Câmara dos Deputados.

O projeto regulamenta o direito do trabalhador de se opor ao pagamento da contribuição. O relatório do senador Rogério Marinho (PL-RN) prevê que o empregador deverá informar ao empregado no momento da contratação a existência e o valor de contribuição assistencial cobrada pelo sindicato e sobre o direito à oposição.

Atualmente, a partir de uma decisão de 2023 do Supremo Tribunal Federal (STF), vale a regra que permite aos sindicatos a cobrança da contribuição a partir de acordo ou convenção coletiva, inclusive dos trabalhadores não filiados, garantindo o direito ao trabalhador de se opor ao pagamento.

O projeto também reduziu de 45 para 35 dias o prazo para execução de dívida trabalhista resultante de decisão judicial transitada em julgado, mesmo prazo nos casos para dívidas de natureza civil.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!