sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / CCJ da Câmara inclui a PEC da Redução da Alíquota do INSS na pauta de votação desta terça-feira (18)
segunda-feira 17 de outubro de 2022 às 16:13h

CCJ da Câmara inclui a PEC da Redução da Alíquota do INSS na pauta de votação desta terça-feira (18)

NOTÍCIAS, POLÍTICA


De acordo com o UPB, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados incluiu na pauta desta semana a votação do relatório do deputado federal Paulo Azi sobre a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal do INSS dos municípios. O relator já havia declarado parecer favorável à matéria de autoria do deputado baiano, Cacá Leão, apresentada a pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB). Com o retorno das atividades do Congresso Nacional, pós eleição, a expectativa dos gestores é que a proposta seja aprovada na CCJ e siga com a tramitação.

“Estivemos em Brasília em julho, com os colegas da Bahia e o presidente da CCJ da Câmara, deputado Arthur Maia, que prometeu incluir com celeridade a nossa PEC na pauta de votação. Estamos pressionando os deputados em uma frente que inclui os estados do Norte/Nordeste e a CNM para avançar com a proposta e instalar uma comissão especial o mais rápido possível. Precisamos que os municípios retomem a capacidade de investimento porque as gestões estão endividadas e sufocadas pelo custo altíssimo com o INSS”, aponta o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

A previsão é que a matéria seja discutida ainda nesta terça-feira (18), com sessão agendada para às 13 horas. O relator da proposta, deputado Paulo Azi, ressalta a necessidade do legislativo federal acolher a iniciativa. “Nós sabemos a importância dessa pauta para os prefeitos do Brasil, principalmente para os prefeitos do Norte e Nordeste e entregamos o parecer atendendo à solicitação do nosso querido presidente da UPB, Zé Cocá, de dar celeridade à tramitação desta emenda”, disse Azi.

A UPB tem mobilizado os gestores para que conscientizem seus deputados da urgência na aprovação da PEC. Segundo a entidade , as prefeituras pagam 22,5% sobre a folha de pessoal, uma das alíquotas mais altas aplicadas a empregadores no Brasil, sendo que prestam um serviço de interesse público ao cidadão. “A Câmara precisa votar a matéria não só a pedido da Bahia, mas de todo o Brasil, para salvar os prefeitos que não conseguem equilibrar as contas dos municípios com essa alíquota da forma como está hoje”, afirmou Zé Cocá.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!