Em apenas treze dias, mais de quinze mil quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, que desde o final do último mês de julho passou a abraçar o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado, BAHIA SEM FOME. Para selar a ação inédita, realizada pela Empresa, na última quinta-feira (3), na sede da CBPM, foi realizado o Dia Geral de Mobilização – “Dia D”. O encontro teve como meta principal gerar uma grande mobilização para evidenciar a relevância da causa. O evento, que foi comandado pelo presidente da CBPM, Henrique Carballal, reuniu autoridades políticas, como o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano e os deputados estaduais Robinson Almeida e Júnior Muniz. Além de empresários do setor de mineração, entre eles estiveram os representantes da Galvani, Tiago Menezes e Gizelle Tocchetto e da Atlantic Nickel, Diogo César e Guilherme Gurdes. A agente da Agência Nacional de Mineração- ANM, Carla Ferreira também marcou presença, além da do afoxé Filhos de Gandhy, que abrilhantou a ação com uma apresentação especial.
Membros do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estiveram presentes para recolher os alimentos e distribuir para as famílias extremamente pobres, tanto na capital quanto no interior do Estado. “O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador, Geraldo Júnior construíram essa campanha que tem esta relevância, eu apenas estou seguindo a orientação do governador. Só de funcionários cerca 2,200 kg de alimentos foram arrecadados. Somos 167 funcionários e essa turma fez essa arrecadação maravilhosa. Várias empresas do ramo de mineração também colaboraram, pena que ainda ouvi de uma destas, um discurso fascista que lembrou o antigo governo, dizendo que isso é assistencialismo, sendo que não podemos conviver com a miséria e a fome na atualidade, com um mundo altamente avançado e globalizado”, destacou Carballal. Além da colaboração dos funcionários, a CBPM contou com doações das empresas: Atlantic Nickel, Galvani, Geosol, GE21 Mineração, Engeltech, Creta Comércios, Montenegro Serviços Segurança Eletrônica, Centro de Pesquisa em Informática, IR Serviços Automotivos LTDA, Companhia do Verde Empreendimentos LTDA e a Homerun Brasil Mineração.
“Eu estou muito feliz. Quero deixar claro que esta é a primeira fase. Nós vamos continuar até o final da campanha, mobilizando as empresas, funcionários e a sociedade. A mineração está em tudo. Se o Agro é pop, a mineração é rock”, concluiu o presidente da CBPM.
Já o vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) declarou que a iniciativa do presidente da CBPM serve de exemplo. “Carballal dá um exemplo como homem público, como cidadão e como gestor. Esse modelo adotado por Henrique Carballal, trazendo os movimentos sociais, a sociedade civil, os servidores, os funcionários da CBPM, com certeza, servirá de exemplo para os outros gestores e também para outras etapas do nosso programa. Agradecemos a Henrique Carballal, por esta ação humanitária e solidária”, ressaltou Geraldo.
A ação vai colaborar para garantir a segurança alimentar de quase 2 milhões de baianos. O BAHIA SEM FOME é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, e tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave no Estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade.