sábado 23 de novembro de 2024
Imagem: Reprodução/Acesse Política
Home / DESTAQUE / Cartilha orienta como captar recursos para turismo do município por emendas parlamentares
sábado 24 de agosto de 2019 às 07:53h

Cartilha orienta como captar recursos para turismo do município por emendas parlamentares

DESTAQUE, POLÍTICA


Cada deputado federal e senador pode indicar cerca de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura, aquisição de bens e serviços por meio do orçamento federal

Com a iminente aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Congresso Nacional se prepara para discutir e votar o Orçamento-Geral da União para o ano de 2020. A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou em seu site que também lembrou aos gestores locais sobre como eles podem captar recursos para o fomento do setor através das emendas parlamentares.

Cada deputado federal e senador pode indicar cerca de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura, aquisição de bens e serviços por meio do orçamento federal. O prazo para apresentação das emendas deve ocorrer durante o mês de outubro, com a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

MTur

Para auxiliar os parlamentares, o Ministério do Turismo desenvolveu esta cartilha (clique aqui). A publicação, válida para o biênio 2018-2019, enumera as ações da pasta, além de orientar sobre as possibilidades de alocação de emendas. A linguagem é direta, fácil e acessível e pode ajudar também os gestores municipais na articulação com os membros do Legislativo.

Além disso, o Ministério informa que conta com equipe técnica apta a solucionar dúvidas. Segundo o governo federal, a destinação de emendas parlamentares, cujo percentual de execução foi de 100% dos recursos autorizados, tem sido uma importante alternativa para a realização de investimentos nos Municípios.

“As oportunidades nos Estados e Municípios são amplas e diversificadas e podem ser feitas em obras estruturantes, eventos e promoção de destinos – preferencialmente aqueles presentes no Mapa do Turismo Brasileiro”, diz a cartilha. Atualmente, constam 3.285 entes municipais no Mapa.

A CNM reconhece a importância do mecanismo para captação de recursos no atual contexto. Os gestores municipais que tiverem interesse devem contatar os parlamentares federais na busca por recursos para o turismo local, como por exemplo para a infraestrutura turística. É importante que as solicitações atendam a uma demanda do Município e venham a produzir resultados positivos para a localidade.

Veja também

Se Bolsonaro for preso, qual é o risco de o Brasil enfrentar uma convulsão social?

As digitais de Jair Bolsonaro (PL) estão por toda a parte segundo Diogo Schelp, do Estadão, …

um comentário

  1. Excelente! Os municípios estao carentes de recursos para avanço turistico. Precisamos de mais informações e apoios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!