O cartão de crédito virtual é uma réplica digital do cartão físico e pode ser usado em compras na internet, lojas físicas e aplicativos. Não é possível roubá-lo e ele pode ser temporário, permitindo mais segurança ao consumidor.
O CEO da Limite na Hora, Hamilton Ribas, explica conforme Daniela Quitanilha, da revista IstoÉ, como funciona um cartão de crédito virtual.
- O que é o cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito virtual é uma réplica, uma cópia do cartão físico. Na maioria dos casos ele é atrelado ao limite do cartão físico.
- Como fazer um cartão virtual?
Você vai entrar no aplicativo do banco e gerar um cartão virtual. Tem o cartão temporário, que a cada vez que você solicitar um cartão novo, ele vai gerar uma numeração nova, uma data de validade nova e um código de segurança novo. Se for temporário, após um tempo ele vai expirar, mas caso for permanente, vai se manter pelo tempo que você estipulou.
- Como o cartão funciona?
Ele funciona como alternativa ao cartão físico, tendo as mesmas propriedades, funções e limite para você fazer compras online. Em estabelecimentos físicos, caso você tenha o Apple Pay ou Samsung Pay, você pode pagar pelo celular. Mas, normalmente, o virtual é mais usado para compras online.
- Quais são as vantagens e desvantagens?
Não existem muitas desvantagens. Quando falamos das vantagens, podemos mencionar que você tem um acesso muito fácil, ninguém consegue roubar da sua mão ou levar sua carteira. Com o cartão virtual, você tem uma flexibilidade maior na hora de fazer as compras, podendo limitar a quantidade de compras e fazendo o bloqueio após a primeira compra, não correndo assim o risco de seus dados serem roubados.
- É preciso senha?
Se a compra for na Internet, na maioria das vezes, eles não pedem, solicitando apenas o CVV, que também é gerado no cartão. Se a compra for em um estabelecimento físico, por meio de aproximação do celular, dependendo do valor pode ser solicitada uma senha.
- Quais são os tipos de cartão virtual?
Existem dois tipos de cartões virtuais:
-
- Fixos, que se mantem por tempo indeterminado com os mesmos dados, sem alteração.
- Cartões temporários, que podem ser utilizados uma vez e tem os dados por um limite de horas.