quarta-feira 20 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Carlos Muniz recebe de Bruno Reis Projeto de Lei Orçamentária de Salvador para 2025
sábado 18 de maio de 2024 às 16:19h

Carlos Muniz recebe de Bruno Reis Projeto de Lei Orçamentária de Salvador para 2025

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), recebeu do prefeito Bruno Reis (União Brasil) o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2025. Conforme o Projeto de Lei nº 100/2024, do Executivo Municipal, as receitas estão estimadas em R$12 bilhões, representando um crescimento de 2,46% em comparação ao orçamento de 2024. A previsão é que o projeto seja votado até 30 de junho.

“Cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do Município, o Executivo enviou a esta Casa o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias, peça orçamentária obrigatória que define as prioridades para serem incluídas na LOA (Lei Orçamentária Anual) e, assim, serem executadas no ano seguinte”, explicou o presidente da Câmara.

Carlos Muniz destacou que o Legislativo vai se debruçar sobre a matéria, que chegou na terça-feira (14) e está em apreciação pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara. Seguindo o cronograma, antes das votação em plenário, o projeto será discutido e receberá as emendas propostas pelos vereadores.

“Trata-se de um projeto de extrema importância, pois define as prioridades para o Executivo  realizar as obras e ações necessárias ao crescimento e desenvolvimento do município de Salvador, atendendo aos anseios dos cidadãos”, pontuou.

Ainda segundo o texto do PLDO, os investimentos serão viabilizados por meio de recursos próprios e captação junto a instituições financeiras nacionais e internacionais, além de convênios com o Governo Federal, totalizando R$1,348 bilhão para 2025. Destacam-se financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BIRD) e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), direcionados para projetos de cultura, turismo, saneamento, requalificação urbana e inclusão social.

Programa de trabalho

Coordenado pela Casa Civil, com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda e demais  órgãos da Prefeitura, o PLDO 2025 apresenta o programa de trabalho do governo municipal, baseado na análise dos cenários econômicos, sociais, políticos e municipais, bem como nas esferas federativas. O documento estabelece as orientações para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), refletindo as intervenções do Programa de Governo e os compromissos com a sustentabilidade fiscal.

Segundo  o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, o PLDO 2025 contempla os principais programas e projetos que refletem os compromissos assumidos no plano de governo. “Estão especialmente destacadas ações relacionadas às áreas sociais, como Saúde, Educação e Assistência Social, além de infraestrutura, mobilidade, tecnologia, meio ambiente, entre outras”, afirma o secretário.

Alinhado com o Plano Plurianual 2022-2025, o PLDO prioriza 12 Programas de Governo com 131 ações a serem executadas em 2025, visando à eficiência fiscal e à sustentabilidade.

Entre outras ações nas demais áreas, na Educação, por exemplo, estão previstas a construção e reconstrução de 23 escolas e a reforma de outras 32. Na saúde, serão nove novas Unidades de Saúde da Família, a reforma de 50 Unidades Básicas de Saúde e a ampliação e modernização do Hospital Municipal de Salvador.

Obras

Conforme o projeto, a cidade também contará com importantes obras, como a Arena Multiuso na Boca do Rio e o complexo Cidade da Música no Centro Histórico. Estão previstas intervenções de mobilidade urbana, incluindo a construção e recuperação de pontes e viadutos, novas unidades habitacionais, e obras de saneamento e novas habitações para projeto do Novo Mané Dendê.

Também  será implementado o Centro de Comando de Controle de Operações (CCO), no Subúrbio. Segundo o PLDO, as obras de prevenção contra desastres provocados pelas chuvas terão continuidade, com a contenção de 12 encostas e a implantação de 20 geomantas.

O PLDO é elaborado considerando uma prévia dos orçamentos dos três anos seguintes, com base nas estimativas de receitas e despesas, utilizando métodos estatísticos, sazonalidade das receitas e atualização corretiva com índices macroeconômicos oficiais. Ao estabelecer as diretrizes para o exercício de 2025 e projeções para os anos subsequentes, o PLDO considera métricas fiscais e a capacidade do governo de quitar suas obrigações.

Obs.: O PLDO 2025 (PLE-100/2024) pode ser consultado na íntegra no Portal da Câmara. Clique aqui.

Veja também

Manutenção do acordo de delação de Mauro Cid vai depender do depoimento de hoje

Investigadores que estão na linha de frente da operação desta terça-feira (19) informaram ao blog de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!