terça-feira 25 de fevereiro de 2025
Foto: Pedro Castro
Home / NOTÍCIAS / Carlos Muniz convoca a população de Salvador para a doação de sangue
quarta-feira 13 de setembro de 2023 às 19:29h

Carlos Muniz convoca a população de Salvador para a doação de sangue

NOTÍCIAS


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), convocou, nesta quarta-feira (13), a população para realizar doações de sangue. Ele esteve em uma unidade móvel coletora de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) que está estacionada em frente ao Paço. Trata-se do Hemóvel.

“A Hemoba está na luta incansável por doações de sangue que salvam vidas. Convoco a população de Salvador para também fazer esse gesto humanitário. Amanhã completa três meses que fiz a primeira doação e vou repetir esse ato”, disse Muniz. Esse é o intervalo de tempo mínimo entre uma doação e outra.

Desde junho Carlos Muniz vem fazendo uma campanha nas redes sociais e na imprensa em prol da doação de sangue. No dia 15 de junho ele fez uma doação de sangue e visitou a sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas. Servidores da Câmara também fizeram doações.

Na ocasião, a coordenadora de Captação de Doadores da Hemoba, Margareth Mascarenhas, destacou que a parceria com a Câmara é muito importante. “O presidente Carlos Muniz veio doar e mostra à população baiana que este ato não dói e salva vidas”, afirmou.

Ela disse ainda que uma cirurgia de alta complexidade num hospital público só acontece se houver estoque e doação. Margareth Mascarenhas também informou que outros segmentos (civil, militar e religioso) estão ajudando nessa campanha de doação de sangue.

Hemóvel

A Hemoba dispõe de dois ônibus denominados de Hemóvel. Com duas unidades móveis que se deslocam para regiões com grande fluxo de pessoas, a resposta da população tem sido positiva, elevando o número de bolsas de sangue captadas, de acordo com a instituição.

O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado. Em nível de captação, as unidades móveis superam 23 das 24 unidades de coleta no estado.

Veja também

Projeto altera quadro de cargos em comissão da Casa Civil no governo da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu do Poder Executivo o Projeto de Lei 25.685/2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!