sábado 27 de abril de 2024
A400M Atlas da RAF voou sem escalas da Inglaterra até a ilha de Guam (RAF)
Home / CURIOSIDADES / Cargueiro bate novo recorde ao voar sem parar da Inglaterra até Guam
quinta-feira 6 de julho de 2023 às 19:03h

Cargueiro bate novo recorde ao voar sem parar da Inglaterra até Guam

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


Um cargueiro tático Airbus A400M Atlas da Força Aérea do Reino Unido (RAF) estabeleceu um novo recorde ao realizar o voo mais longo para uma aeronave desse tipo. A jornada ocorreu segundo registra Thiago Vinholes, da AirWay, entre a Base Aérea de Brize Norton, na Inglaterra, e a ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

O Esquadrão 10/101 da RAF foi responsável por conduzir essa missão inédita, partindo do Reino Unido em 3 de julho e permanecendo no ar por incríveis 20 horas e 36 minutos até alcançar o território ultramarino dos Estados Unidos. O quadrimotor percorreu um total de 12.800 km.

Durante a viagem, o A400M foi reabastecido em voo três vezes: o primeiro foi realizado por um avião-tanque Voyager do Esquadrão 10/101 que partiu com o Atlas do Reino Unido e o segundo e o terceiro reabastecimentos foram executados sobre o Polo Norte e o Oceano Pacífico por um segundo Voyager que decolou do Alasca.

A400M fotografado da janela de um avião-tanque Voyager da RAF (RAF)

O longo voo do cargueiro foi realizado no contexto do exercício militar “Mobility Guardian”, que consistiu em avaliar a capacidade da RAF em desdobramentos de longa distância. A aeronave voou até Guam para participar de um treinamento militar conjunto com as forças armadas dos EUA, Austrália, Canadá, França, Japão e Nova Zelândia.

“O voo sem escalas do A400M para Guam é um grande exemplo de nossa capacidade de projetar poder aéreo, permitindo-nos levar aeronaves, tripulações e equipamentos vitais para o outro lado do mundo em tempo hábil e para que possam operar imediatamente”, comentou o Comodoro do Ar Anthony Lyle, Comandante da Força de Mobilidade Aérea da RAF.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas