segunda-feira 16 de setembro de 2024
Foto: Nasa
Home / NOTÍCIAS / Cápsula volta à Terra sem astronautas; vazamentos e problema na propulsão impediram retorno da tripulação
sábado 7 de setembro de 2024 às 09:58h

Cápsula volta à Terra sem astronautas; vazamentos e problema na propulsão impediram retorno da tripulação

NOTÍCIAS


A cápsula Starliner retornou à Terra no início da madrugada deste sábado (7), em um pouso nos Estados Unidos. O veículo estava sem tripulação porque havia dúvida sobre a segurança para o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore.

Conforme a Nasa – agência espacial dos Estados Unidos –, entre os problemas verificados estão vazamentos de gás e defeitos na propulsão do dispositivo.

O veículo espacial da Boeing foi o responsável por levar os astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em junho.

Como foi o pouso

A saída da órbita terrestre começou por volta das 19h (horário de Brasília), com o desacoplamento da cápsula que estava conectada à estação espacial.

Assista:

O procedimento foi registrado ao vivo pelas redes sociais da Nasa. Depois, o veículo saiu da órbita do planeta e pousou por volta de 1h no Parque Nacional White Sands, no Estado do Novo México.

A Starliner retornou à Terra sem problemas e contou com paraquedas e um conjunto de airbags inflados pouco tempo antes de tocar o chão.

Volta dos astronautas

A missão teve início em 5 de junho, com duração prevista de oito dias. Os astronautas foram enviados para a estação espacial no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. Devido a problemas na espaçonave, a dupla não conseguiu voltar para o planeta em 12 junho, a data retorno inicialmente prevista.

A estimativa atual é que a volta dos astronautas ocorra em fevereiro de 2025, quando a missão SpaceX Crew-9 retornará à Terra e oferecerá uma “carona” para os dois.

Veja também

Líderes de mídia do BRICS prometem maior papel no mundo multipolar

Mais de 60 líderes de mídia do BRICS de mais de 40 países participaram da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!