Defensor dos direitos da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Capitão Alden voltou a lembrar dos projetos que apresentou e ações que já realizou para beneficiar os agentes de Segurança Pública da capital baiana.
O parlamentar salientou que vem sempre se reunindo com representantes da GCM, se colocando a disposição para ser o interlocutor entre a Guarda e a Prefeitura de Salvador.
Entre as proposições já indicadas por Capitão Alden, estão a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), que teriam por finalidade financiar ações e projetos que visem à adequação, modernização e à aquisição e manutenção de equipamentos e viaturas para os órgãos municipais que lidam com Segurança Pública. Além desses, Alden já tinha indicado a inclusão dos GCMs no grupo de aposentadoria especial dos agentes de Segurança Pública.
“Salvador não possui plano, conselho e fundo municipal para discutir o setor na cidade. A Guarda precisa ter a valorização que merece, para que possa até ter direito a programas como o Habite Seguro, lançado pelo Governo Federal e que foi uma indicação nossa ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sempre me coloquei a disposição para ser a voz da Guarda e assim seguirei defendendo a Segurança Pública seja onde for”, ressaltou o deputado, que também é o autor do Projeto de Indicação que sugere a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
Capitão Alden, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, também já havia enviado ofício à Prefeitura Municipal de Salvador enfatizando a importância de se discutir o Plano de Carreiras dos guardas, um anseio antigo da categoria.
Para o parlamentar, colocar em pauta este assunto é fundamental para o enfrentamento da criminalidade e a previsão à violência, valorizando os agentes e o desempenho da atividade que atua em defesa da sociedade.