A Justiça Eleitoral decidiu indeferir o pedido de registro de candidatura de George Lopes Ribeiro de Almeida para a prefeitura de Umburanas. A ação de impugnação foi apresentada de acordo com a rádio Salvador FM pela coligação “A mudança é agora” e foi acolhida pelo juiz eleitoral Marley Cunha Medeiros, da 167ª Zona Eleitoral de Jacobina.
De acordo com a denúncia, Dr. George (PRD), como é conhecido na cidade, mantém um relacionamento com Aisia Ribeiro Bruno Lopes, filha do atual prefeito Roberto Bruno da Silva, o que o tornaria inelegível. O contexto foi reforçado pelo parecer apresentado pelo Ministério Público Eleitoral, que considerou o então candidato inelegível devido a relação de parentesco por afinidade com o atual prefeito.
No processo, Dr. George apresentou uma sentença que homologou seu divórcio com Aisia em 2022. No entanto, a ação protocolada pela coligação adversária apontou que o casal simulou um divórcio “a fim de ludibriar a Justiça Eleitoral para garantir a elegibilidade” e ainda convivem em união estável.
Em sua defesa, Dr. George argumentou que o vínculo conjugal se encerrou antes do início do mandato do atual prefeito de Umburanas e que em 2020 já estavam separados. Ele negou ter simulado divórcio e refutou a acusação de que ainda se encontrava em união estável com Aisia. No processo, inclusive, anexou comprovante de pagamento de pensão alimentícia e a certidão de casamento com divórcio averbado na tentativa de convencer o juiz de que estava, realmente, separado da filha do prefeito.
Ao analisar os autos, o magistrado frisou que a coligação denunciante argumentou “de forma cristalina que o divórcio do casal se tratou de negócio jurídico simulado”.
Durante o andamento do processo, foram ouvidas duas pessoas, sendo uma testemunha e outra informante. “As informações trazidas pela informante são extremamente comprometedoras e reforçam a ideia de que houve uma simulação no que atine ao divórcio do casal, notadamente quando disse que tem conhecimento de que George e Aisia continuaram juntos após o divórcio”, disse o juiz, que complementou: “Os depoimentos são fortíssimos e categóricos”.
Substituto
Após a Justiça Eleitoral indeferir o pedido de registro de candidatura, Dr. George apresentou pedido de renúncia. O grupo político decidiu lançar como substituto o candidato Fabrício Lopes Ribeiro de Almeida. O candidato a vice-prefeito permaneceu o mesmo: Jaelson Bispo (PSDB).
Confira a carta de renúncia: