Candidata a prefeita de Salvador pela ‘Coligação que Cuida de Gente’, formada por PT e PSB, a Major Denice Santiago (PT) reafirmou nesta segunda-feira, 19, seu compromisso com o avanço da cobertura de saúde. “Se compararmos Salvador a outras capitais, temos um dos menores índices de cobertura da atenção básica. Quero garantir o mínimo de 80% de cobertura”, afirmou a postulante ao comando do Palácio Thomé de Souza.
Além da cobertura aquém da necessária, a qualidade da atenção básica também deixa a desejar na capital baiana, frisou a candidata do PT. Isso pode ser exemplificado, de acordo com a Major Denice, pela alta proporção de crianças nascidas com baixo peso – nesse item, Salvador só perde para Belo Horizonte, entre as capitais brasileiras – e pelo alto risco para doenças passíveis de prevenção por vacinas.
“A nossa missão é reduzir as desigualdades e pensar na saúde é exatamente isso. É preciso que o atendimento municipal ofereça médicos, remédios, exames e equipamentos que sirvam, de fato, para cuidar de nossa gente com dignidade. Afinal, tão importante quanto uma boa cobertura é garantir o funcionamento do sistema de saúde, desde o monitoramento, prevenção e acolhimento até o tratamento”, acrescentou a petista.
Outra promessa de Major Denice é seguir cuidando das mulheres, agora também na saúde, com a Maternidade Municipal e ações de busca ativa para Rastreamento de câncer de mama, de colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Nós vamos ofertar 8 consultas, no mínimo, do pré-natal para todas as mulheres. Aquelas que fizerem todas as consultas vão ganhar um kit, um enxoval para receber esse bebê com muito afeto quando eles nascerem”, detalhou a candidata a prefeita.