Com o objetivo de oferecer maior comodidade ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início ao atendimento itinerante com o Caminhão da Biometria.
A inauguração ocorrerá nesta quarta-feira (4), às 9h, na Prefeitura-Bairro de Itapuã, em Salvador. Na quinta-feira (5) o veículo estará na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas e na sexta (6) seguirá para a Prefeitura-Bairro de Cajazeiras, encerrando sua passagem pela capital.
A partir da próxima segunda-feira (9), o Caminhão da Biometria partirá para o interior. A primeira cidade a receber o atendimento é Barra de Itariri, nos dias 10 e 11 de setembro. O caminhão passará ainda por Coqueiros (13/9), Coronel João Sá (16 e 17/9) e, por fim, Pedro Alexandre (19 e 20/9), concluindo as atividades do primeiro roteiro. O atendimento ao público no interior acontecerá das 9 às 17h, e, na capital, das 9h às 16h.
“O Caminhão da Biometria é mais um avanço na incessante busca da Justiça Eleitoral da Bahia no resgate da respeitabilidade e do prestígio do cidadão baiano. Somando-se a outras medidas já anteriormente tomadas, tais como o agendamento eletrônico, o 0800, as audiências públicas e os mutirões, todas em garantia de que a conclusão da biometria na Bahia se faça sem filas quilométricas, tendo sempre em mente o respeito à cidadania”, sintetizou o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior.
Nos municípios onde a revisão biométrica foi encerrada, como Salvador e Feira de Santana, por exemplo, os eleitores que tiveram os títulos cancelados deverão comparecer para regularizar a situação e poder votar nas Eleições Municipais de 2020.
Atendimento
O veículo dispõe de oito kits de atendimento e tem capacidade para fazer o recadastramento de cerca de 30 eleitores por hora. A princípio, o Caminhão da Biometria atenderá por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. O atendimento com hora marcada continua exclusivo dos postos fixos da Justiça Eleitoral. O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Documentos necessários
Para ser atendido, o eleitor deve levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, 3 meses). Para homens de 18 a 45 anos de idade que farão a primeira via do título, é obrigatório apresentar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar). A Justiça Eleitoral lembra ainda que, para todos os casos (homens ou mulheres) de alistamento eleitoral (primeiro título), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.
Roteiro:
Salvador |
Interior |
4 de setembro
Prefeitura-Bairro Itapuã (Av. Dorival Caymmi, nº 17)
5 de setembro Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas (Rua Pará, nº 15, Paripe)
6 de Setembro Prefeitura-Bairro Cajazeiras (Campo da Pronaica)
|
10 e 11 de setembro
Barra de Itariri
13 de setembro Coqueiros
16 e 17 de setembro Coronel João Sá
19 e 20 de setembro Pedro Alexandre
|