Estão abertas as inscrições para a 1ª Edição do Parlamento Jovem Salvador, que será realizado pela Câmara Municipal entre os dias 29 de maio e 2 de junho, através da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. Até o dia 5 de maio, alunos de escolas públicas e particulares da capital baiana podem consultar o manual e fazer a inscrição através do link Inscreva-se aqui.
Para efetivar o cadastro, os interessados devem preencher o formulário, enviar documentação solicitada e anexar uma redação com o tema: “Como melhorar a realidade da minha cidade?”. São 43 vagas para vereadores jovens e sete para suplentes. A programação incluirá atividades presenciais e por videoconferência e permitirá aos participantes a oportunidade de viver, na prática, a experiência do processo democrático no Legislativo Municipal.
Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Profissional integrado ao médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental (fase II) e do EJA do ensino médio. Todos devem estar matriculados em escolas públicas ou particulares.
O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de maio do Diário Oficial do Legislativo e no site da Câmara Municipal de Salvador www.cms.ba.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: parlamentojovemssa@gmail.com
Jovens na Câmara
O presidente da Câmara de salvador, vereador Carlos Muniz (PTB), falou sobre a importância da iniciativa: “Parabenizo a vereadora Marta Rodrigues. Esta é uma atividade da Escola do Legislativo e tem como objetivo aproximar ainda mais os jovens da nossa cidade dos trabalhos que são realizados pela Câmara Municipal. É uma oportunidade também para estes jovens entenderem a importância do papel do vereador nas decisões sobre assuntos que definem o futuro da cidade”.
A proposta do Parlamento Jovem é de que durante a sessão plenária os vereadores cedam lugar para os alunos selecionados. Os estudantes vão apresentar seus projetos, defendê-los e votar as propostas apresentadas. As matérias aprovadas pelos vereadores jovens poderão ser inscritas nos Anais da Câmara Municipal de Salvador.
A diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marta Rodrigues (PT), ressaltou a importância da participação ativa da juventude na política e o conhecimento acerca dos trâmites e das responsabilidades do Legislativo Municipal.
“São fundamentais não só para o fortalecimento da democracia, mas para melhorar a qualidade de vida de toda a população, afinal tudo passa pelo município, pela cidade onde moramos. É no cotidiano da vida na cidade que somos diretamente afetados pelas decisões da gestão municipal e do legislativo”, diz a vereadora.