A Câmara dos Deputados vai homenagear na tarde, ás 16h, desta segunda-feira (30) no Plenário Ulysses Guimarães, os 100 anos de nascimento de Osmar Macedo (Currículo dele) considerado o “pai do Trio Elétrico”. A autora da homenagem, que foi aprovada pela mesa diretora da casa, é a deputada federal Lídice da Mata (PSB).
“Osmar, juntamente com Dodô, são os grandes precursores do que é o nosso carnaval, uma festa conhecida em todo mundo com uma tecnologia 100% baiana, que é o trio elétrico. É mais que justo celebrar o centenário do seu nascimento”, afirmou a deputada.
História de Osmar Macedo
Osmar é pai dos também músicos Armandinho e Aroldo Macedo, que deram sequência ao seu legado, com o Trio Espacial, um trio elétrico de alta tecnologia que encanta diversas gerações dos amantes do carnaval. Antes de morrer, no fim dos anos 1990, o “pai do trio elétrico” pediu que o cortejo fúnebre levasse o seu caixão pelo circuito do Campo Grande, que anos depois ganharia seu nome. O pedido foi atendido e milhares de pessoas acompanharam o trio que conduzia o corpo de Osmar Macedo pelas ruas do centro de Salvador.
A dupla do carnaval
Dodô e Osmar se conheceram em um programa de rádio em 1938. Os dois estudavam música e eletrônica e pesquisavam uma forma de amplificar o som dos instrumentos de corda. A amplificação por volta de 1942 com a criação do “pau elétrico” considerado a primeira guitarra do Brasil, no carnaval de 1950, a dupla saiu em cima de um Ford 1929 escrito na lateral “A Dupla Elétrica” tocando em instrumentos adaptados as canções do grupo Vassourinhas Recife, que se apresentava na ocasião em Salvador.
Em um ano fizeram aperfeiçoamentos e incluíram mais um membro, Temístocles Aragão, formando assim o trio elétrico em 1951. No ano seguinte uma empresa de refrigerantes, a Fratelli Vita, percebeu o enorme sucesso do trio e colocou um caminhão decorado à disposição dos músicos, inaugurando o formato consagrado por todos os carnavais até hoje.
Comcar presente
Presente no evento, Joca Soares, que é Membro Conselheiro e diretor de comunicação do Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) e presidente do partido progressista em salvador.
“O presidente do Comcar, Washington Paganeli me pediu para representar neste evento tão importante para nós baianos e para nossa Bahia”, disse Joca Soares ao #Acesse Política.