sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Câmara dos Deputados aprova sistema misto de votação, presencial e remota, e libera comissões
quinta-feira 11 de fevereiro de 2021 às 14:41h

Câmara dos Deputados aprova sistema misto de votação, presencial e remota, e libera comissões

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Câmara aprovou nesta quinta-feira (11) um projeto de resolução que autoriza a adoção do sistema misto de votação no plenário, presencial e remota, e libera o funcionamento das comissões, incluindo o Conselho de Ética.

Durante o ano passado, para evitar aglomerações em razão da pandemia de Covid-19, a Câmara passou a fazer sessões virtuais, com a votação das matérias por meio de um aplicativo no celular. Apenas os líderes partidários compareciam presencialmente no plenário.

A partir de agora, todos poderão ir até a Câmara, mas a votação deverá continuar só pelo aplicativo. Esses detalhes ainda serão definidos. Os deputados que pertencem a grupos de risco para a Covid-19 não precisarão ir até o Congresso.

A quantidade de pessoas permitida em cada local, como o plenário, ainda será fixada pela Mesa Diretora, após análise do Departamento Técnico.

Responsável pela gestão administrativa, a Mesa é o órgão formado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dois vice-presidentes e quatro secretários titulares. O projeto estabelece prazo de até três dias úteis para a definição das regras.

Segundo o primeiro-vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), relator do projeto, cerca de 140 pessoas serão admitidas por vez no plenário, incluindo deputados e assessores. A imprensa continuará sem poder acessar o local.

O número de deputados por partidos irá variar conforme o tamanho das bancadas – isto é, siglas com mais parlamentares terão direito a uma maior quantidade de deputados no plenário.

Comissões

O trabalho das comissões e do Conselho de Ética no ano passado foi suspenso, o que fez com que o Congresso ficasse esvaziado a maior parte do ano.

As reuniões e votações nas comissões permanentes da Casa serão realizadas de forma virtual, com a presença de um número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade de cada um dos 16 plenários de comissão.

O projeto especifica que terão acesso deputados, servidores, ministros de Estado e representantes de entidades, que inclui os chamados lobistas. O texto não faz menção aos jornalistas.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!